As imagens a seguir são peças publicitárias- um banner e um anúncio, respectivamente - que fazem parte de campanhas que tratam do mesmo assunto: fake news(notícias falsas)
1. Comente quais são as finalidades específicas de cada uma das campanhas
2. Explique de que maneira cada uma dessas peças publicitárias foi construída para dialogar
com o público.
3. Ao analisarmos os textos, podemos dizer que o banner leva a uma ideia de alarme e preo cupação, e o anúncio conduz a uma ideia de dúvida e autoquestionamento. Explique a razão desses efeitos.
Respostas
Fake news
1. Na primeira imagem, vemos um banner que é informativo. Ele diz para os leitores possuírem mais cuidados com as fake news, ou seja, para eles não acreditarem em tudo que está sendo compartilhado por meio de computadores, celulares e até mesmo cartas.
Já na segunda imagem, se trata de uma introdução a um conteúdo e uma revista, onde é detalhado sobre como se comportam as notícias falsas.
2. Para dialogar com o público, a primeira imagem se comunica com textos verbais e não verbais. Já a segunda imagem se atenta apenas ao conteúdo verbal da revista, pois os leitores interessados irão saber mais informações.
3. A razão destes efeitos é distinta. A primeira apenas induz as pessoas para tomarem mais cuidado, sem dizer o que precisam fazer.
Já no anúncio, temos mais informações sobre o questionamento que as fake news fazem.
mais sobre fake news https://brainly.com.br/tarefa/19578759
Acerca das peças publicitárias sobre Fake News podemos afirmar:
1. São as finalidades específicas em cada campanha:
A finalidade do banner é sensibilizar o publico quanto à credibilidade das notícias que são dispostas hoje nos principais meios de comunicação. Já a segunda peça tem o intuito de alertar quanto ao ato de compartilhar notícias falsas e suas consequências.
2. Cada peça foi construida para expressar um diálogo de:
A primeira peça, o banner, dialoga através de seu tom imperativo e alarmante sobre a recepção de notícias falsas, nela é possível identificar alguns meios representados e mostra que essa proposta de sensibilização do público é uma preocupação de um governo e do SUS.
Já na segunda peça, o anúncio, vemos o questionamento sobre o que se faz com a notícia falsa. O anúncio deixa implícito que anuncios "compartilhaveis" são mais vulneráveis e tem menos credibilidade, diferentemente das revistas impressas que são construídas e formatadas geralmente por empresas sérias e com o trabalho de profissionais devidamente qualificados.
3. A razão dos efeitos utilizados (preocupação e autoquestionamento) é:
Os textos buscam acionar os gatilhos da mente do público, seja para despertar o senso de alerta ou da prova social. Os gatilhos são normalmente utilizados para entrar na mente e fazer o consumidor pensar a respeito do que está lendo.
Sobre fake news, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/15250430