• Matéria: História
  • Autor: Gorginn
  • Perguntado 3 anos atrás

Questão 4 - “É sabido que quando os homens vivem sem um poder comum que os mantenha sob sujeição, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra (...)” (Thomas Hobbes: O Leviathan, p. 82). Thomas Hobbes afirma que os homem vivem num “estado primitivo”, no qual ele é o lobo de sua própria espécie. Então seria necessário para solucionar o problema: *

A) Um contrato social, onde o povo e o rei agissem juntos, possuindo este liberdade integral para garantir a segurança do governo.
B) Eleger um rei, representante de Deus, possuidor de poderes absolutos
C) Admitir um rei soberano, com poderes limitados, resultado do consentimento civil.
D) Que o poder se concentrasse numa só instancia, sendo monárquico, objetivando controlar os conflitos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

Hobbes defendia a tese de que um Rei poderoso poderia coibir os conflitos sociais/civis por meio do monopólio da violência, ou seja, se o Rei fosse suficientemente poderoso militarmente ele poderia impedir que as pessoas empregassem da violência umas contra as outras e com isto garantir a paz social e impedir o estado de guerra de todos contra todos. É correta a alternativa D.

Em que contexto viveu Hobbes?

Hobbes viveu durante a Guerra Civil Inglesa, um período de profundas e importantes mudanças políticas na Inglaterra, mas também de grande violência. As suas obras devem ser lidas neste contexto de grande instabilidade política.


Mais sobre Hobbes em:

https://brainly.com.br/tarefa/19066080

Anexos:
Perguntas similares