Leia a notícia abaixo:
“Dois exemplares de uma nova espécie de tubarão, denominada como "Parmaturus angelae", foram capturados em áreas profundas dos mares brasileiros, nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro.
É correto afirmar que a descoberta de novas espécies de tubarão demonstra que:
a) o aumento da biodiversidade independe da descendência ou de processos de adaptação gradual ao ambiente.
b) espécies de organismos que se reproduzem assexuadamente, possuem maior variabilidade genética, tais como bactérias e vírus.
c) há populações naturais de organismos desconhecidos, reprodutivamente isolados de outras espécies semelhantes.
d) a extinção de populações não tem influência no equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que sempre haverá outras espécies surgindo na natureza.
e) o incremento de novas espécies na natureza aumenta a competição por nichos ecológicos, diminuindo a biodiversidade.
A resposta é a C, mas alguém poderia me explicar exatamente o que isso significa?
Respostas
A descoberta de novas espécies é sempre motivo de curiosidade científica, visto que é uma nova possibilidade de entender o mundo que nos cerca.
Conforme a alternativa C elucida, a emergência dessas novas espécies significa que existem populações naturais em situação de isolamento reprodutivo de populações semelhantes.
O que isso significa?
Quando dizemos que existe um "isolamento reprodutivo" entre duas populações significa que não existe reprodução entre os indivíduos de populações diferentes, e eles ficam restritos dentro de um mesmo grupo.
Ou seja, se tivermos uma população de animais A e uma população de animais B, os animais do grupo A não conseguem acessar os do grupo B e acabam se reproduzindo apenas entre si, criando esse cenário de isolamento.
Como isso acontece?
Existem alguns motivos que podem gerar esse tipo de isolamento reprodutivo, dentre os quais podemos citar:
- Isolamento geográfico: Os animais de um grupo estão isolados num local que os outros não alcançam.
- Fatores genéticos: Algumas mutações acabam dificultando ou impedindo que esses animais se reproduzam com populações diferentes.
Consequências
Quando uma população entra num isolamento reprodutivo, significa que não existe mais entrada de genes novos, ficando restritos aos genes que já circulavam nessa população antes do isolamento.
Com o passar do tempo e a seleção natural atuante, vai chegar um ponto onde essa população isolada acabou moldada de uma forma diferente da espécie origina, de tal forma que se compararmos os animais que passaram por esse isolamento com os que não passaram, diremos que são visivelmente diferentes entre si - quando se acumulam diferenças o suficiente, surge uma nova espécie.
Exemplo
Imagine que você tenha uma ilha isolada no meio do mar e leve para lá alguns casais de coelhos. Esses coelhos foram postos numa situação de isolamento reprodutivo.
Como são sempre os mesmos coelhos se reproduzindo entre si e tentando se adaptar às condições da ilha, os genes dessa população de coelhos vão aos poucos se moldando para enfrentar os desafios daquele lugar.
Se depois de centenas de gerações você voltar naquela ilha e buscar um dos coelhos de lá para comparar com um coelho normal, vai perceber que o coelho da ilha não é mais um coelho normal, e sim um animal diferente dos coelhos normais - você criou uma nova espécie de coelho através do isolamento reprodutivo.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7377449
Bons estudos!