• Matéria: Biologia
  • Autor: millenasxp5k32y
  • Perguntado 3 anos atrás

A calvície ou alopecia androgenética tem, como o próprio nome diz, origem genetica. É uma herança influenciada pelo sexo e, portanto causada por um gene autossômico que pode se comportar como dominante ou como recessivo dependendo do sexo. André, um rapaz de 17 anos, assistindo a aula de genética em seu colégio começou a montar sua árvore genealógica para descobrir se iria desenvolver ou não a calvície. O pai de André é calvo, mas seu avô paterno não. Já a mãe de André não apresenta sinais de calvície, mas sua vó materna apresenta calvície. Qual a chance de André ter o genótipo para desenvolver a calvície?

A) 1/4
B) 1/8
C) 3/8
D) 3/4
E) 1/2


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: Danas
0

Se o pai de André é calvo, então ele tem o alelo recessivo no cromossomo X, e a mãe de André também tem um alelo recessivo, mas ela é heterozigota, então André terá 1/2 de chance de ter a calvície (alternativa E).

Quem passa o gene da calvície para os filhos homens é a mãe, isso porque apenas a mãe passa um cromossomo X para o filho homem.

As filhas mulheres irão receber a herança da calvície no cromossomo X tanto do pai como da mãe e por ter dois cromossomos X, precisará ter os dois alelos recessivos.

Venha estudar mais sobre os genes em:

https://brainly.com.br/tarefa/697275

Anexos:
Perguntas similares