Qual a utilidade da função horária do movimento retilíneo uniforme? E como se calcula está função ?
Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.
No instante t0 = 0, a velocidade escalar do móvel é v0; e no instante final do tempo de estudo, t, a sua velocidade é v. A figura acima representa esquematicamente a situação, fixando um sistema de referência orientado.
Assim, podemos escrever, com base na definição de aceleração escalar média:
S = Espaço Final. S0= Espaço Inicial. v = Velocidade do objeto. Com essa equação conseguimos saber, em qualquer instante de tempo, a posição S do móvel, mas para isso temos que saber o valor de S0 e a velocidade
Vejamos o seguinte exemplo:
1) Um caminhão, de 130 m de comprimento tem velocidade escalar constante de 22 m/s. Calcule o tempo gasto para passar uma ponte de 30 m de comprimento.
Temos que a distância total após a passagem total do caminhão foi 130 m (comprim. do caminhão) + 30 m (comprim. da ponte) = 160 m.
E sabemos que a fórmula da função horária do espaço é: S = S0 + v.t
Dessa maneira:
S = 160 ;
S0= 0;
V = 22 m/s;
t = ?
Então:
160 = 0 + 22.t —> 160 = 22t
160 / 22 = t
t = 7,27 s.
O caminhão leva aproximadamente 7,27 s para atravessar a ponte.