a) Para implementar o currículo proposto pela BNCC na escola, qual deveria ser a postura do professor a fim de otimizar o padrão de intervenção nas aulas de Educação Física escolar?
Respostas
A postura do professor, dentro da capacidade de intervenção nas aulas de Educação Física escolar, deve ser proativa, no sentido de reforçar a importância das atividades físicas, como forma de se gerar um estilo de vida mais saudável.
BNCC na Educação Física
A BNCC é compreendida como o norte para todas as atividades que permeiam a educação escolar, como ocorre na área de Educação Física. Para que seja melhor implementada, a postura do educador deve se alinhar com este processo, estimulando e motivando seus alunos, a se tornarem mais engajados com as atividades físicas.
Mais sobre BNCC e Educação Física: brainly.com.br/tarefa/28173592
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) De acordo com esse novo projeto político educacional brasileiro, a figura do professor em sala de aula resume-se em um mediador entre o conhecimento e o aluno. O elo entre o conhecimento e o aluno está centrado na prática docente, consciente das atuais propostas educacionais, como a BNCC.
b) De acordo com a BNCC para a Educação Infantil, os profissionais da área da Educação Física precisam ter em mente que a sua intervenção deve estar pautada nos seguintes elementos: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaço, tempo, quantidades, relações e transformações (COSTA et al., 2019). Ciente disso, para trabalhar o conteúdo de danças da cultura popular brasileira, pode-se utilizar o seguinte plano de aula:
PLANO DE AULA: Educação Física na Educação Infantil
Faixa etária: de 3 a 4 anos de idade.
Tema da aula: danças da cultura popular brasileira.
Conteúdo: Ciranda, Cirandinha.
Introdução
Na Educação Infantil, o professor de Educação Física deve começar a tematizar o conteúdo pelo que as crianças sabem sobre danças e, especificamente, sobre danças populares do Brasil. Após isso, classificando os tipos de danças por eles elencadas, deve levá-los a entender que existem danças populares que, às vezes, são confundidas com brincadeiras do mundo infantil, caso da Ciranda, Cirandinha.
Objetivo
Promover a vivência da Ciranda, Cirandinha e contextualizar a história que é contada na letra da música.
Vivência
Ensinar os alunos a cantar a música enquanto dançam em rodas mistas de mãos dadas. Depois, contextualizar a história que é contada na letra envolvendo as seguintes palavras: anel, vidro, amor, verso bem bonito.
Avaliação formativa
No final, o educador avaliará a atividade desenvolvida com os alunos a fim de propiciar que as crianças relatem o que aprenderam na aula.
Explicação: