A chegada dos europeus à América ocorre pouco antes da Reforma Protestante de Martinho Lutero, evento que atingiu de maneira significativa o catolicismo. No contexto da contrarreforma, colocada em marcha pelo Papa, novas ordens religiosas foram criadas e, junto com outras já existentes, foram enviadas para as Américas. Dentre as ordens, destaca-se a Companhia de Jesus, que teve papel muito importante na estrutura montada pelos colonizadores. Considerando ambos contextos, qual o principal interesse da Igreja ao enviar missionários para as Américas?
A. Atuar como vanguarda na conquista e escravização dos povos indígenas.
B. Conquistar novos fiéis como resposta à perda de seguidores para o protestantismo.
C. Analisar as condições culturais dos indígenas para atender determinações de Portugal.
D. Construir igrejas em localidades onde ainda não havia arquitetos da Coroa.
E. Estabelecer contato com indígenas para que eles não reagissem à escravização.
Respostas
Resposta:
Considerando o interesse da questão, a resposta correta seria a B.
É válido, entretanto, ressaltar que, apesar sim do interesse político, as ordens religiosas não atuavam pensando que "quanto mais índios, mais seguidores para contrapor a heresia de Lutero". Pelo contrário, as ordens agiam principalmente num interesse puramente religioso e que, em muitas das vezes, se distinguia dos interesses da Igreja Católica.
Não é segredo, por se falar nisso, que as primeiras Ordens Mendicantes eram, na verdade, críticas à Igreja. Não apoiavam a riqueza exacerbada da Instituição e, em algum grau, até nutriam um pouco dos sentimentos que Lutero nutrira.
Na atuação nas Américas, para ser mais exato, a campanha dos missionários era uma campanha para salvação das almas.
Não nos enganemos aqui: a mentalidade do fim da Idade Média e do início da Modernidade é crítica e moldada encima de "sensacionalismos". Para muitos o Fim dos Tempos estava próximo e logo Jesus desceria à terra e recolheria os bons Homens em Jerusalém.
Coloque-se assim, por exemplo, na mentalidade de um indivíduo que, em certa medida, crê no Milenarismo. Para ele, a descoberta das Américas é mais do que crítica. É como se, nos 45 minutos do segundo tempo, se descobrisse um inteiro continente cheio de pessoas que precisavam ser salvas.
Não é atoa que registros históricos das ordens contabilizam um incrível número de batismos feitos num só dia (o batismo simboliza a lavagem do Pecado Original que todos os seres humanos "compartilham").
Sim, é óbvio que há um interesse político de apanhar almas para a causa católica, mas isto não é único. Pelo contrário, a campanha missionária nas Américas é uma campanha, antes de tudo, religiosa e feita para, principalmente, a salvação das almas índias.
Explicação:
Resposta:
Conquistar novos fiéis como resposta à perda de seguidores para o protestantismo.
Explicação:
Ao tomar ciência da enorme população nativa, o clero católico viu nesse fato uma oportunidade para conseguir novos fiéis, tendo em vista que na Europa, devido à Reforma, uma quantidade considerável de pessoas havia abandonado a Igreja Católica em prol do luteranismo. Nesse contexto, os padres jesuítas muitas vezes protegeram os indígenas das incursões dos bandeirantes, que visavam a escravizá-los. No entanto, para atingir o objetivo de catequização, a Companhia de Jesus autorizava o uso da força contra os indígenas. Em suma, o objetivo dos missionários não era analisar a cultura indígena em nome da Coroa Portuguesa, nem construir igrejas quando não houvesse arquitetos, mas conquistar novos fiéis para a Igreja.