A Lei nº 10.639/2003 busca implementar no ensino brasileiro a obrigatoriedade do ensino de conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileiras. Contudo, em um primeiro momento, não houve a definição de qual seria a forma como esse conteúdo seria tratado. Então, em 2008, foi promulgada a Lei nº 11.645/2008, estabelecendo as diretrizes e as bases oficiais a serem seguidas, além de adicionar os conteúdos sobre a cultura indígena brasileira. Quais seriam elas?
A. O conteúdo programático discutiria aspectos religiosos e culturais africanos, a fim de compreender a população brasileira, por meio das disciplinas de História e Geografia.
B. O conteúdo programático incluiria diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos dois grupos étnicos: negros e índios.
C. O conteúdo programático discutiria aspectos religiosos e culturais africanos e indígenas, a fim de compreender a população brasileira, por meio da disciplina de Ensino Religioso.
D. O conteúdo programático incluiria diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos aspectos da população indígena.
E. O conteúdo programático incluiria diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos aspectos da população negra.
Respostas
Resposta:
letra B
O conteúdo programático incluiria diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos dois grupos étnicos: negros e índios.
Explicação:
o conteúdo programático trataria da história e da cultura africana e indígena pois são partes fundamentais da cultura e história contemporânea do brasil e também de sua formação
Resposta:
Resposta Letra B
O conteúdo programático incluiria diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos dois grupos étnicos: negros e índios.
Explicação:
A promulgação da Lei nº 11.645/2008 estabeleceu que as diretrizes e a base da educação nacional deveriam incluir em seu currículo oficial da rede de ensino, de maneira obrigatória, temáticas sobre a história e a cultura afro-brasileiras e indígenas. Para isso, deveriam ser tratados “diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil” (BRASIL, 2008).