• Matéria: Filosofia
  • Autor: thainara2357
  • Perguntado 3 anos atrás

A) o que a noética tem de filosófico é mitológico?
b) cite é comente os fatores que permitiram a Grécia adotar o discurso racional?
c) qual é a importância da política para o surgimento da filosofia
d) noética e ciências, religião ou ambos ? justifique
e) explique a teoria da milagre​

Respostas

respondido por: elamambretti
1

O nascimento da filosofia

a. Noética é um termo grego que significa a mente, a alma racional, a inteligência. Na filosofia da Grécia Antiga diz respeito ao eu consciente e o ato de conhecer.

Enquanto relacionada à mitologia, a noética se apresenta como o princípio da manifestação do pensamento racional e inteligível.

b. O discurso racional na Grécia Antiga surge das transformações econômicas e políticas. O intenso comércio com diferentes culturas e a formação das cidades-estados, entre outros, como o desenvolvimento da escrita, foram definitivos para afastar o modelo aristocrático, perpetuado pelos mitos, aproximando o pensamento grego ao logos, à racionalidade.

c. A política trouxe a formação do homem entendido agora como cidadão da pólis, com direitos e deveres assegurados pelo presença marcante dos indivíduos nas Assembleias.

d. Noética, ciência e religião. Não podemos excluir manifestações do ser. Tanto a fé quanto a razão trabalham para dar sentido e significado à vida humana.

e. A teoria do milagre grego diz respeito ao surgimento da filosofia, isto é, do pensamento mítico para o logos, de modo único e surpreendente para os gregos.

Longe de apresentar uma ruptura ou milagre, a filosofia mostra a evolução do ser, em ressignificar acontecimentos ou fenômenos da natureza, atribuindo à eles, a racionalidade da ciência que questiona e explica, para além do religioso ou mítico.

Bons estudos!

Saiba mais sobre Noética e o Nascimento da filosofia em: brainly.com.br/tarefa/20666547

Anexos:
Perguntas similares