Por que o cérebro do recém nascido tem um número de neurônios superior ao do adulto ?
Respostas
Resposta:
É necessário que o celebro triplique a produção de neurónios para que o bebé quando nascer consiga aos poucos se adaptar a vida humana, por isso que ele nasce com uma capacidade cognitiva muito grande e se utiliza 100% da mesma, e ja na vida adulta se utiliza somente de 20%.
Explicação:
a seqüência neuroplástica que garante ao cérebro a realização das suas inúmeras funções se deve ao fato de ser o processo migratório dos neurônios o maior responsável por esta competência.
O processo da migração neuronal e da multiplicação celular (neurogênese), como mostrado em Silva Vernon (2001), inicia-se aproximadamente na sexta semana de gestação e próximo aos noventa dias após a concepção as maiores divisões do córtex, encontram-se praticamente formadas desenvolvendo-se estruturalmente em grande velocidade até próximo ao termo da gestação.
Saber que um bebê nasce com um grande potencial de desenvolvimento nos leva a considerar a necessidade de estimulação, cantar, conversar com eles, ler, mostrar diferentes imagens, possibilitar diferentes experiências para que haja estabelecimento de conexões em quantidade e qualidade. Mas, não se pode ignorar o cuidado para que tanto estímulo, de diferentes naturezas e quantidades não se torne algo estressante e desgastante. É importante estimular os bebês, mas o equilíbrio é fundamental.