1--- Um analgésico em gotas deve ser ministrado na quantidade de 4mg por quilograma de peso corpóreo, não podendo exceder 250mg por dose. Cada gota contém 5mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 60kg?
2--- Um químico tem a sua disposição 500mL de uma solução aquosa na qual a concentração do soluto é de 4 g/L. Porém, ele precisa utilizar essa solução com uma concentração do soluto igual 20 g/L. Qual volume de água, em mL, necessária para que a concentração final seja 20 g/L? Nesse caso, ele precisa adicionar ou evaporar água?
Respostas
1 - Um analgésico em gotas deve ser ministrado na quantidade de 4 mg por quilograma de peso corpóreo, não podendo exceder 250 mg por dose. Cada gota contém 5 mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 60 kg?
4 mg de analgésico ---------- 1 kg
x ---------- 60 kg
x = 240 mg de analgésico
1 gota ---------- 5 mg de analgésico
y ---------- 240 mg de analgésico
y = 48 gotas
2 - Um químico tem a sua disposição 500 mL de uma solução aquosa na qual a concentração do soluto é de 4 g/L. Porém, ele precisa utilizar essa solução com uma concentração do soluto igual 20 g/L. Qual volume de água, em mL, necessária para que a concentração final seja 20 g/L? Nesse caso, ele precisa adicionar ou evaporar água?
A concentração final esperada para a solução é maior do que a concentração inicial, então é preciso diminuir a quantidade de solvente, ou seja, fazer uma evaporação do solvente.
C₁ · V₁ = C₂ · V₂
4 · 500 = 20 · V₂
V₂ = 100 mL
Para que a solução possua uma concentração de 20 g/L preciso evaporar 400 mL de solvente, até que a solução final chegue a um volume de 100 mL.