• Matéria: Saúde
  • Autor: adrianaborgesjulia33
  • Perguntado 3 anos atrás

Paciente D.S.T do sexo feminino, analfabeta,63 anos deu entrada no PSF queixando-se de dores nas pernas, cansaço e vertigens e intensos episódios de cefaleia. Há dois anos relata que foi internada por fortes dores abdominais e realizou exames laboratoriais onde foi detectado hemoglobina de 6,23 e glicemia de jejum de 23mmdl, foi encaminhada para o hospital onde passou dois dias internada.

Qual a conduta a ser realizada para a assistência dessa paciente e quais as orientações alimentares?​


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: anders1lva
1

Deve-se realizar a transfusão de um concentrado de hemácias e realizar a orientação alimentar com a diminuição de gorduras insaturadas e carboidratos de alto índice glicêmico, dar preferência a: proteínas; carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras saturadas.

Estando diante de um quadro de anemia --- redução do número de hemácias ---- representado pela hemoglobina inferior ao valor de referência (13,2 g/dL em mulheres). Deve-se verificar se há comorbidades (doenças associadas) ou sintomatologia da anemia.

O caso descreve cansaço, dores nas pernas e vertigens sintomas compatíveis com má perfusão ou desoxigenação, correlacionando-se com a anemia.

De acordo com o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em pacientes com sintomatologia e hemoglobina >6 e ≤  8 (maior que seis e menor ou igual a 8) deve-se realizar a transfusão do concentrado de hemácias (CH).

Logo, a paciente D.S.T. deve receber o concentrado de hemácias e ser orientada a respeito da sintomatologia d doença. Além disso, deve-se solicitar um hemograma completo --- para estudo da causa da anemia. Além disso, é fundamental realizar a prevenção primária dando boas orientações alimentares com uma dieta com menor quantidade de carboidratos e gorduras insaturadas dando preferência às gorduras saturadas e proteínas, além de legumes e vegetais.

Veja mais sobre alimentação saudável: https://brainly.com.br/tarefa/2905482

Anexos:
Perguntas similares