Realize uma busca de duas obras de Humberto Maturana que tenham como palavras-chave Cooperação e Ética e façam um comentário para cada uma das obras sobre o que você encontrou na sua pesquisa.
Respostas
Resposta:
Aceitação do outro: a origem do social
A partir desses conceitos como autopoiese e acoplamento estrutural, a visão da chamada biologia moderna (século VII), que entendia a evolução a partir das configurações genéticas que se conservam na história reprodutiva dos seres vivos, dá um enorme salto de compreensão acerca da dinâmica da vida. Nessa nova perspectiva, a explicação do fenômeno da evolução, segundo Maturana, “está na mudança do modo de vida, e em sua conservação na construção de uma linhagem de organismos congruentes com sua circunstância, e não em desacordo com ela”. No caso dos seres humanos, Maturana sustenta, com base em estudo de registros fósseis de 3,5 milhões de anos, que a origem do humano está no surgimento da linguagem e no seu entrelaçamento com a emoção, a qual constitui a base das ações humanas, ao contrário do que pensa o senso comum que dá centralidade à razão e à objetividade nas nossas ações, entendimento que constituiu a base do desenvolvimento da ciência moderna.
Autopoiese e acoplamento estrutural: a dinâmica da vida
O termo “autopoiese”, que vem do grego poiesis, referente à produção, significa autoprodução. Foi utilizado pela primeira vez no mundo acadêmico em 1974, em um artigo escrito por Maturana, Varela e Ricardo Uribe (PhD em cibernética pela Universidade Brunel, Londres) para explicar como os seres vivos produzem continuamente a si mesmos. Como diz Maturana, a autopoiese é o “centro da dinâmica constitutiva dos seres vivos”. Os organismos vivos, desde o nível dos componentes celulares às comunidades de seres vivos, são, desse modo, sistemas autônomos que se autoproduzem e se autorregulam. Entretanto, paradoxalmente, eles também são dependentes, pois precisam recorrer aos recursos disponíveis no meio ambiente para manter sua autopoiese. Daí a necessidade do pensamento complexo (que abraça as contradições) para compreendermos conceitos que melhor explicam a complexidade inerente ao mundo real.
Explicação:
As obras de Humberto Maturana podem ser:
- "Aceitação do outro: a origem do social";
- "Autopoiese e acoplamento estrutural: a dinâmica da vida."
Obras de Humberto Maturana
Aceitação do outro: a origem do social
Segundo Maturana, nessa nova perspectiva, o fenômeno evolutivo se explica "na mudança de estilo de vida, na sua preservação na construção de linhagens biológicas condizentes com seu ambiente, não com ele".
No caso dos humanos, Maturana insiste, com base em estudos do registro fóssil de 3,5 milhões de anos, que as origens humanas são o surgimento da linguagem e seu entrelaçamento com as emoções, que fundamentam o comportamento humano. Ao contrário do senso comum, que se centra na racionalidade e objetividade em nossas ações, esse entendimento constitui a base para o desenvolvimento da ciência moderna.
Autopoiese e acoplamento estrutural: a dinâmica da vida
A palavra "autopoiese" (do grego poiesis) significa produzir, autoprodução. Foi usado pela primeira vez na academia em 1974, com um artigo de Maturana, Varela e Ricardo Uribe (PhD em Cibernética, Brunel University, Londres) explicando como os organismos estão constantemente se reproduzindo.
Assim, organismos que vão desde componentes celulares até biomas são sistemas que se produzem e se regulam de forma autônoma. Paradoxalmente, porém, também são dependentes, pois necessitam dos recursos disponíveis no ambiente para sustentar sua autopoiese.
Leia mais sobre obras de Humberto Maturana, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13485555