As variações podem ocorrer por influências externas ou internas da língua. Em relação a essas influências, selecione a alternativa correta. a ) As variações morfológicas indicam que há a inserção de uma vogal entre as consoantes, como em adevogado. b ) A desnasalização é a transformação de um fonema nasal em oral, sendo uma influência interna. c ) Variação lexical é aquela em que há uma rotação de letras com pontos de articulação próximos, como [r] e [l]. d ) A variante regional depende do papel do falante, fazendo com que ele use diferentes formas em diferentes locais. e ) A variante externa social depende da origem geográfica do falante e demonstra apenas variações nas palavras.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
a- Variação morfológica é quando varia a forma de uma palavra ou o seu gênero ou a sua flexão, etc. Por exemplo, no plural, as palavras Aldeão e Verão têm as formas aldeãos e verãos em oposição a aldeões e verões.
c- Variação lexical é quando existem palavras que são escritas de maneira diferente, mas que possuem o mesmo significado, como por exemplo a palavra Cogumelos, que em algumas zonas de Portugal podem ser chamados de míscaros ou sanchas.
d- A variante regional é quando podemos identificar, às vezes com bastante precisão, a origem de uma pessoa através do modo como ela fala. É possível saber quando um falante é gaúcho, mineiro ou de um dos estados do Nordeste, por exemplo. Não significa que ele irá mudar sua forma de falar em diferentes locais.
e- A variante externa social não demonstra apenas variações nas palavras, ela também pode refletir diferentes características sociais dos falantes, como grau de escolaridade, o nível socioeconômico, o sexo/gênero, e mesmo a faixa etária.
Resposta:
A desnasalização é a transformação de um fonema nasal em oral, sendo uma influência interna.
Explicação: