Respostas
Resposta:
1 - A versão que acabou ficando mais conhecida foi a que conta com a coreografia de Marius Petipá e música de Ludwig Minkus, mas esta não é a primeira versão do ballet. A primeira delas foi com coreografia de Joseph Mazilier com música de Edouard Delvedez
2- O compositor e o coreógrafo da versão mais famosa deste ballet, Minkus e Petipá respectivamente, foram também da versão mais famosa de Don Quixote, o que torna os dois ballets muito parecidos.
3- Na versão de 1881 de Petipá e Minkus, a dupla de primeiros bailarinos foram a bailarina Ekaterina Vazem (para quem Petipá fez o grand pas classique) e Pavel Gerdt.
4- Este ballet foi também fruto dos gostos exóticos do ballet romântico que prezavam por tons de outras culturas, característica essa também muito presente nos ballets de Petipá.
5- Grandes bailarinas também fizeram o papel de Paquita como, por exemplo, Anna Pavlova na sua própria companhia de ballet e Natalia Osipova no Royal Opera House.
Explicação:
História Paquita é um ballet-pantomina, significa dizer que é um balé em que dançarinas (os) se manifestam mediante a mímica, gestos, expressões fisionômicas e corporais. Esse formato de ballet, que foi popularizado no século XIX, é considerado o arquétipo (modelo) do Ballet Clássico.