Em meados do século XX, a Linguística passou a ser vista como ciência e junto com esse destaque para a análise das questões relacionadas à língua, surgiram diferentes estudos que partiam da abstração do conhecimento linguístico. A Linguística aplicada apareceu como uma dessas possibilidades. Pensando sobre as características da Linguística aplicada e suas relações com a Linguística teórica, assinale a afirmativa correta: A. A Linguística aplicada apareceu como uma possibilidade de aplicar o conhecimento linguístico em situações fictícias de uso da linguagem. B. O interesse primordial da Linguística aplicada era a resolução de problemas linguísticos, por isso, focou-se na busca de fundamentação teórica. C. A Linguística aplicada configurou-se como não produtora de teorias, perfil que caracterizou esse recorte de estudos científicos ao longo das décadas anteriores a 1950. D. A Linguística aplicada tomou emprestadas, da Linguística formal, teorias abstratas prestigiadas para, com base nelas, elaborar novas teorias sobre o uso da linguagem.
Respostas
Resposta:C.
A Linguística aplicada configurou-se como não produtora de teorias, perfil que caracterizou esse recorte de estudos científicos ao longo das décadas anteriores a 1950.
Explicação:A Linguística aplicada apareceu como uma possibilidade de aplicar o conhecimento linguístico em situações reais de uso da linguagem. Seu interesse primordial era a resolução de problemas linguísticos, por isso, focou-se na linguagem em uso. Assim, configurou-se como não produtora de teorias, perfil que caracterizou esse recorte de estudos científicos ao longo das décadas anteriores a 1950. Nesse sentido, coube à Linguística aplicada tomar emprestadas, da Linguística formal, teorias abstratas prestigiadas para, com base nelas, propor alternativas de solução a questões práticas de uso da linguagem. Por sua natureza prática, a Linguística aplicada foi muito utilizada nas escolas, como uma forma de atender às demandas de revisão dos postulados de ensino da língua focados nas normas gramaticais.
Resposta:
C.
A Linguística aplicada configurou-se como não produtora de teorias, perfil que caracterizou esse recorte de estudos científicos ao longo das décadas anteriores a 1950.
Explicação: