• Matéria: Geografia
  • Autor: jeniferingrid233
  • Perguntado 3 anos atrás

1 MOMENTO: SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL Observe a imagem ao lado e leia o texto a seguir: A imagem, datada de 1989, retrata a Lei de Reservados Beneficios Sociais de 1953, que possibilitou a divisão de Durban, aproximadamente 570 Km de Joanesburgo, na ocais publicos por raça. Placa fixada em uma praia de Anica do Sul, indica - em inglês, africâner o zulu, a seguinte informação "area de banho reservada para uso exclusivo por integrantes do grupo racial branco", Na década de 50, o Congresso Nacional Africano (CNA) niciou as primeiras mobilizações contra as leis racistas, com destaque para a liderança de Nelson Mandela. Leis essas que chegavam a estipular, por exemplo, que 87% do solo deveria ser destinado para uso exclusivo da elite branca.
entre os anos de 1960 e 1994 mais de três milhões e meio de pessoas foram removidas a força para suas terras natais com isso suas terras foram vendidas a fazendeiros brancos a preços muito baixos o que está representado nessa imagem não é uma situação única e exclusiva da África do Sul dentro dos estudos das ciências humanas e sociais aplicadas muitos são os relatos de segregação em Ruanda por exemple de discriminação seja pela cor de pele pela língua falada pela condição social econômica ou pelo simples fato de ter nascido no Território x ou y.

Corinthians ação do seu professor responda as atividades a seguir:
a-qual o tema abordado no texto? De que maneira isso interfere na organização territorial?
b-o texto apresenta pontos importantes sobre um caso de segregação socioespacia.l Com suas palavras defina o que é a segregação socioespacial e como isso afeta as minorias?
c-em sua opinião de que maneira os interesses dos grupos poderiam ser com ser conciliadas?
d-retome os estudos do primeiro momento em história e levante casos de segregação sócio-espacial no Brasil que mesmo não estando presentes nas leis como nos Estados Unidos e África do Sul apresentam diversos casos.
e-observe os dados do mapa mundial dos coeficientes gini do por país com base em dados do banco Mundial que vão de 1992 a 2018 analisando as ligações do índice de gini com a segregação socioespacial.
f-pesquise casos de segregação ligados a questão raciais em nosso território e de que maneira o estado criou leis que tratam dessas questões ao final compartilhe com seus colegas o que.​


alemaoclemente22: Alguém me ajuda prfv
alemaoclemente22: Muito obrigada

Respostas

respondido por: nataliafransantos
13

a) O tema abordado no texto é a segregação socioespacial e racial presentes em países como a África do Sul e Ruanda.

A segregação socioespacial interfere na organização territorial a medida em que determina que os melhores espaços sejam direcionados para determinados grupos e que o restante da população, sem escolha, seja direcionado sem sua vontade para os espaços considerados inferiores.

b) A segregação socioespacial é a divisão do espaço de acordo com as classes sociais. Em uma cidade é possível identificar áreas que pertencem aos mais ricos e aos mais pobres.

c) Os interesses dos grupos poderiam ser conciliados através do diálogo e da implantação de leis que considere a todos como pertencentes da mesma sociedade. Desta maneira teriam acesso aos mesmos direitos e deveres de ocupação de todos os espaços.

d) São exemplos de segregação espacial no Brasil a formação de favelas, a construção de habitações em áreas irregulares e cortiços. Esta segregação socioespacial pode ser encontrada principalemente em grandes centros urbanos em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e outras.

Estes espaços foram construídos ao longo da história do Brasil como o que ocorreu no fim da escravidão em 1888, quando os africanos escravizados foram libertados sem possuir um local adequado de moradia para que pudessem habitar.

E também durante o processo urbanização do Brasil, ocorrido na Era Vargas em que um grande número de pessoas saiu do campo para as cidades, que não tinham infraestrutura para receber tantas pessoas em um curto espaço de tempo.  

e) A ligação entre os dados do Índice de GINI e a segregação socioespacial é que nas regiões em que o índice de GINI está mais próximo de 1, ocorre maior segregação socioespacial, pois a renda influencia diretamente nas condições de moradia dos indivíduos.

É o caso dos países presentes na América Latina e na Ásia,  que possuem grande parte da sua população vivendo em condições precárias de habitação em espaços segregados.

f) Os casos de segregação espacial ligados a questão raciais presentes no território brasileiro estão ligados à presença em maior número, em algumas cidades, da população negra em favelas, habitações precárias ou em bairros mais afastados dos grandes centros urbanos.

Além disto, a população negra tem menor acesso à escolaridade, o que consequentemente leva a ocuparem empregos com menores salários e a ter menor acesso à cargos públicos.

A segregação socioespacial da África do Sul

Durante o regime do Apartheid na África do Sul, havia a permissão em lei para que houvesse a segregação socioespacial e racial entre africanos, holandeses e ingleses que habitavam a região.

Na capital do país, Johanesburgo, foi criado o distrito de Soweto, área mais pobre em que os negros foram obrigados a habitar, enquanto a população branca habitava bairros modernos da capital.

A segregação socioespacial no Brasil

A segregação socioespacial no Brasil, mostra um retrato marcante na paisagem urbana, onde é há um grande choque de realidades entre as áreas modernas e áreas periféricas que em alguns casos, convivem em espaços muito próximos um do outro,.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a segregação sociespacial em: https://brainly.com.br/tarefa/14352692

Anexos:
respondido por: marlenebernardes130
2

Resposta:

f- os casos de segregação ligados a questões raciais presentes no território brasileiro estão ligados à presença em maior número, em algumas cidades, da população negra em favelas, habitações precárias ou em bairros que geralmente são afastados dos grandes centros.

Explicação:

Perguntas similares