1 - Qual é a relação entre o domínio da agricultura e a formação de agrupamentos humanos ?
2 - qual é à origem dos latifúndios no território brasileiro ?
3-
por que a concentração fundiária e um tema que gera debates sobre as disparidades sociais?
Respostas
1- Os primeiros grupos humanos passaram por diferentes modelos até que dominassem a agricultura, antes eles eram nômades e dependiam das suas viagens para encontrar comida, mas ao se tornarem agriculturas conseguiram fixar moradia, garantindo o sustento de todos e alimentação.
Assim, sabemos que para que houvesse uma aglomeração era necessário primeiro fazer com que haja comida constante, e foi ao redor do nilo que isso começou a ocorrer, e até hoje seguimos esses modelo.
2- A origem do latifúndio está ligada ao processo de ocupação do Brasil após a chegada dos portugueses. Em 1536, Lisboa decidiu dividir o território brasileiro em grandes faixas de terras que iam do litoral até a linha imaginária determinada pelo Tratado de Tordesilhas. As chamadas Capitanias Hereditárias foram doadas a representantes da nobreza e aos militares. Os donatários tinham o poder de doar lotes (sesmarias) sob a condição de que fossem explorados economicamente. A área de uma sesmaria é uma légua quadrada, ou 4356 hectares.
A Lei das Sesmarias foi revogada no mesmo ano da Independência, em 1822, e quase 30 anos depois criou-se a Lei de Terras, que viria a orientar até hoje a estrutura fundiária do país. Ela determinou que quem quisesse ter o direito à terra deveria pagar por ela – o que excluiu a grande parte da população brasileira, que não tinha recursos. Enquanto o trabalho era cativo, escravo, com a mão-de-obra fixada em um determinado lugar para servir aos interesse da produção, a terra podia ser livre. Porém, quando o fim da propriedade legal de uma pessoa sobre outra foi avistada no horizonte, preventivamente a terra se tornou cativa. Afinal, o que garantiria que houvesse mão-de-obra para os latifúndios com trabalhadores desfrutando de liberdade para tentar
3- A concentração fundiária, diz respeito à um grande espaço sendo ocupado por poucos proprietários e pequena espaço se do ocupados por muitos proprietários, isso reflete na má divisão de terras caracterizando uma disparidade social. Subentendisse que quanto mais terras você tiver maior será sua produção, dessa forma os outros proprietários de menor terreno, não poderão competir com nos grandes fundiários.