01 - Em ervilhas, o gene para a cor amarela domina o gene para a cor verde. Do cruzamento de ervilhas heterozigotas entre si, a probabilidade de se obterem descendentes amarelos é de:
Sempre dou o meu máximo para te ajudar, tenho dezenas de provas que faço a entrega dos trabalhos. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
Respostas
Após realizar os cálculos, concluiu-se que do cruzamento entre duas ervilhas heterozigotas, a probabilidade de serem gerados descendentes amarelos é de 75%.
⠀
⠀
- Resolução da questão:
⠀
Só um alelo dominante no genótipo (A_) faz a ervilha ser da cor amarela. Já para ser da cor verde precisa ter dois alelos recessivos (aa).
⠀
"AA" (homozigoto dominante) = amarelo
"Aa" (heterozigoto) = amarelo
"aa" (homozigoto recessivo) = verde
⠀
O cruzamento ocorreu entre duas ervilhas heterozigotas, então o genótipo delas é "Aa". Fazendo o cruzamento entre os genótipos:
⠀
⠀
Percebemos que três dos quatro genótipos do quadro de punnett têm o alelo dominante, ou seja, terão fenótipo amarelo. Calculando a probabilidade:
⠀
⠀
⠀
- Conclusão:
⠀
Diante dos cálculos pode-se concluir que a probabilidade de se obterem descendentes amarelos é 75% quando ocorrer o cruzamento entre duas ervilhas heterozigotas.
⠀
⠀
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/51220745