URGENTE
Os ponteiros de relógios que brilham no escuro contêm uma substância fosforescente misturada com um composto de trítio (H). A emissão radioativa desse nuclídeo, que nome dado a um núcleo caracterizado por um número atômico () e um número de massa (A)gera o isótopo hélio-3, ou seja, hélio com número de massa 3, e libera energia que faz a substância fosforescer emitindo a luz que observamos Assim, de acordo com o conceito radioisotopo , a particula emitida pelo trítio e a equação dessa emissão radioativa são respectivamente :
Respostas
lá! Para responder essa questão, devemos perceber que há uma passagem do átomo de elemento de hidrogênio, que possui 1 próton, para o átomo de hélio que possui 2 prótons. Dessa forma, houve a emissão de uma radiação negativa, que acabou por produzir um núcleo de hélio.
Para melhor elucidar, podemos afirmar que houve a emissão de uma partícula Beta. Essa partícula é oriunda de um nêutron que se desintegra em um próton, um elétron e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos, porém o próton permanece no núcleo, por isso que o número de massa do elemento permanece o mesmo ( o valor de 1 unidade de medida de um nêutron foi substituído pelo valor de 1 unidade de medida de um próton).
Resumindo, houve uma espécie de liberação de elétron, que é representado por liberação de partícula Beta.
A reação que ilustra todo esse processo é a seguinte :
3 0 3
H = B + He
1 -1 2