• Matéria: Pedagogia
  • Autor: patyserraty
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o fragmento a seguir sobre a alfabetização:

"Um olhar histórico sobre a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais e, consequentemente, metodológicas. Atualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança – é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes, que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas: pesquisas que vêm identificando problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população, diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar, evidenciada por avaliações nacionais e estaduais, vêm provocando críticas e motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porque estimula a revisão dos caminhos já trilhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados e a propostas de solução que representem desvios para indesejáveis descaminhos." (Revista Pátio, n.29, 2004, p. 96)

Com base na leitura feita e nos seus conhecimentos, em relação à necessidade de um reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização, pode-se afirmar que:


patyserraty: RESPOSTA D.
Deve-se fazer um reexame somente das práticas que deram errado e manter aquelas que têm trazido resultados positivos.

Alfabetizar e letrar são práticas construídas continuamente e devem ser objeto de reexame sempre que apresentarem falhas.

Respostas

respondido por: ajudaaosalunos
3

Resposta:

O processo de alfabetização e letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo. A partir dessa base, ambas as asserções estão corretas.

Os desafios do letramento e da alfabetização possuem desafios, pois o hábito de ler é mais importante que o ato de estudar o conteúdo didático, pois a leitura abrirá as portas mentais do indivíduo, fato que o auxiliará no ensino apresentado pela instituição, porém, apenas com a leitura que ele poderá aguçar essa capacidade.

Explicação:

respondido por: ketlyngrahl
1

Resposta:D.

Deve-se fazer um reexame somente das práticas que deram errado e manter aquelas que têm trazido resultados positivos.

Explicação:

Alfabetizar e letrar são práticas construídas continuamente e devem ser objeto de reexame sempre que apresentarem falhas.

Perguntas similares