1)
Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal, o comércio e as cidades ressurgem. Novas formas de produções artesanais intensificam o comércio. Uma nova classe social surge desse novo processo de desenvolvimento mercantil: o comerciante burguês.
Frete ao exposto, analise as afirmativas abaixo:
I: Diante desse processo, a burguesia necessitava de novos conhecimentos que a educação religiosa não oferecia. É nesse momento, durante o século XII, que surgiu a escola secular (do século, do mundo), livre do ensino religioso.
II: A educação para a burguesia, além da aquisição de novos conhecimentos, trazia também uma valorização social que ela não possuía, adquirida apenas pela nobreza e pela elite feudal.
III: Neste momento, nas cidades que surgiram, novas profissões ganharam terreno com a formação de "gentes de ofício": alfaiate, ferreiro, boticário, sapateiro, tecelão, marceneiro, entre outros.
IV: Houve a necessidade de novos conhecimentos pelos setores sociais que surgiram com o desenvolvimento mercantil, as universidades foram criadas.
É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I - II - III
b)
Apenas III - IV
c)
Apenas II - IV
d)
I - II - III - IV
e)
Apenas II - III
2)
A produção intelectual e educacional romana não adquiriu a potência dos gregos, mas isso não impediu que buscassem a construção de uma sociedade baseada em vários aspectos, na sociedade grega. Os romanos herdaram aspectos religiosos e culturais dos gregos, latinizando vários termos.
Na educação grega houve uma experiência baseada na Paideia e na experiência romana na:
Alternativas:
a)
Humanitas.
b)
Patrística.
c)
Escolástica.
d)
Mediação
e)
Escola Nova.
3)
No período de Carlos Magno (742 – 814), rei dos francos e imperador de uma vasta região (Império Carolíngio), período de consolidação da servidão e do feudalismo, houve um movimento que reorganizou as escolas monacais, introduzindo o ensino das sete artes liberais dos antigos, reformulado pelas ideias da Igreja Católica.
Qual documento foi esse?
Alternativas:
a)
Da Escola Nova
b)
Renascimento
c)
Revolta dos trabalhadores
d)
Revolução Industrial
e)
Paideia
4)
Existiram intensos conflitos entre a educação laica e a religiosa. A Igreja não admitia perder o monopólio do conhecimento. Para isso, foram instituídas várias ações e movimentos.
Analise as afirmativas abaixo e indique cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F):
I: A Inquisição surgiu a partir do século XII para apurar os "desvios da fé", o que resultou, no campo educacional, na queima de livros, censura de publicações, controle do conhecimento, punição, tortura e morte para os que
questionavam os dogmas católicos.
II: As mulheres não tinham acesso à educação e as pobres continuavam analfabetas. As da classe dominante recebiam educação de forma rudimentar, doméstica. E as burguesas, aos poucos, recebiam uma educação secular, desvinculada da religião.
III: Com o renascimento urbano, mercantil e cultural, a Igreja foi perdendo o monopólio das explicações para um mundo que exigia explicações mais racionais, uma educação que atendesse os novos interesses que se desenvolviam com o surgimento da burguesia e de novos setores sociais.
IV: A Igreja valoriza os conhecimentos que incentivam os prazeres e alegrias da vida, porque assim a humanidade seria feliz.
Infique a resposta correta.
Alternativas:
a)
V - V - V - V
b)
V - F - F - V
c)
F - F - V - V
d)
F - F - F - V
e)
V - V - V - F
5)
A decadência da cultura clássica tem início pela substituição da paideia grega pela paideia cristã, desprezando as crenças em Deuses pela crença em um único Deus, enquanto nova concepção de mundo e de educação. A esse respeito analise as afirmações a seguir:
I. Todo o caráter político que caracterizava a educação em Grécia e Roma Antigas é perdido porque a finalidade da educação deixa de ser a formação do político, governante, guerreiro na juventude e político na velhice.
II. A formação na Idade Média passa a ser a do homem cristão, temente a um Deus único.
III. O aprendizado das letras, que antes tinha função de permitir conhecimento e cultura gerais, passa a ter a função apenas para leitura e interpretação das Escrituras.
IV. O ensino clássico foi substituído, no início do período medieval, pela escola cristã, que funcionava ao lado dos centros religiosos e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado.
Sobre as afirmações anteriores, assinale a opção que apresenta as que estão CORRETAS:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
II, III e IV, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV.
Respostas
As respostas são, respectivamente:
- 1 - D;
- 2 - A;
- 3 - B;
- 4 - E;
- e 5 - E
Idade Média: desenvolvimento do conhecimento
A resposta correta da questão 1 é a letra D). Com o avanço mercantil, a burguesia percebeu que buscar mais conhecimento seria bom para aumentar a sua produção.
Na questão 2, a alternativa que está certa é a letra A). Pois, o pensamento humanista foi originário na mesma época do renascimento em Roma no século XV. Portanto, o homem toma o lugar de Deus como o centro do universo.
Na questão 3, o movimento que reconstruiu o ensino das artes liberais foi o renascimento da alternativa B). Sua meta era reformular o ensino artístico, literário e científico.
Na quarta questão, a alternativa que condiz com a resposta é a letra E), visto que a falsa é apenas o item IV, pois o catolicismo da época não valorizava o prazer como conhecimento e nem as alegrias da vida como algo a ser estudado, muito pelo contrário. Eles regiam a sociedade com base no medo.
Ao final, a quinta questão tem como correta todas as suas premissas, por isso seu gabarito é letra E). Sendo assim, é de se afirmar a idade média foi focada no o ensino das escrituras, a crença em um único Deus e a substituição do ensino clássico.
Aprenda mais sobre a idade média aqui: brainly.com.br/tarefa/15652163
Resposta:
1 d)I - II - III - IV
2 a)Humanitas
3 b)Renascimento
4 e)V - V - V - F
5 e)I, II, III e IV
Explicação: