Olá Aluno (a)!
Seja bem-vindo ao fórum de discussão da disciplina de “Empreendedorismo”! Faça a leitura atenta do trecho do texto do Portal Economia SC, a seguir:
Consumo pós-pandemia: os melhores negócios para quem quer empreender
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 1 em cada 4 brasileiros estão empreendendo atualmente.
Só no ano passado, mais de 3 milhões de negócios foram abertos. Entre eles, o destaque fica para as micro e pequenas empresas, que já são responsáveis por 27% do PIB e 52% dos trabalhadores formais do país.
Para quem pensa em começar a empreender, este pode ser um bom momento. Segundo Guilherme Hernandez, CEO da startup Kyte:
“Uma pesquisa realizada pela Mastercard no fim de 2020 mostrou que 76% dos brasileiros descobriram e começaram a consumir em empreendimentos de seus bairros durante o confinamento. Isso significa injeção de dinheiro na comunidade e impulso para a recuperação econômica”.
Para aproveitar a oportunidade, novos empreendedores devem estar atentos às tendências do mercado e investir em produtos que estejam de acordo com as necessidades dos consumidores durante e após a pandemia.
PRATOS PRONTOS E SAUDÁVEIS SÃO DESTAQUE
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o food service registrou um aumento de 184,2% entre 2009 e 2019.
Outra tendência de consumo que deve permanecer é a aquisição de alimentos congelados, uma alternativa entre aqueles que não têm tempo ou não gostam de cozinhar.
BELEZA CONTINUA EM ALTA
Segundo a Forbes, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, o que faz o segmento ser alvo de diversos empreendedores.
PETS E DECORAÇÃO
Com mais tempo em casa, muitos consumidores estreitaram relações com seus animais de estimação, sem contar aqueles que aproveitaram o período para adotar uma nova companhia.
Agora, mesmo com a retomada, a tendência é que muitas pessoas permaneçam em home office ou adotem um regime de trabalho híbrido, mantendo essa relação próxima com seus animais.
Referência:
ECONOMIA SC. Portal. Consumo pós-pandemia: os melhores negócios para quem quer empreender. Disponível em: . 30 de Ago. de 2021. Acesso em 04 de Dez. de 2021.
Agora é com você!
Com base na situação relatada, responda as questões a seguir:
I – O que é o empreendedorismo para você?
II - Quais dificuldades você acredita que o empreendedor enfrentou durante a pandemia? Discorra em até 2 linhas
III – Você pensa em empreender, se um dia fosse abrir uma empresa em qual ramo atuaria?
Utilize o texto de apoio, seus conhecimentos, e o material da disciplina para discorrer, com suas palavras, sobre estas indagações.
Vamos lá?
Anônimo:
Faço atividades e mapas Unicesumar , whats (61) 9 9958-5792
Respostas
respondido por:
2
I. O empreendedorismo pode ser descrito como a capacidade de identificação de problemas e criação de oportunidades ao se investir recursos e competências na criação de um negócio.
II. No ambiente da pandemia, os empreendedores enfrentaram diversas dificuldades para seguirem com os seus negócios.
Dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na pandemia
- Procura por novos clientes para que as vendas não reduzissem;
- Desenvolvimento de novas maneiras de comunicação e de relacionamento com os clientes, por conta do distanciamento social e as normas de restrição;
- Dificuldade de adaptação conforme a nova realidade de quarentena e lock down.
III. O empreendedorismo corresponde a um ótimo ramo de atuação. Atualmente, os principais ramos de atuação de empreendedorismo são o alimentício e o de vestimentas.
Saiba mais sobre empreendedorismo em: brainly.com.br/tarefa/47037244
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás