fale sobre filósofos que se achavam-se deuses e quem eram eles e a história de vida deles (pelo menos 2)
Respostas
Resposta:
Platão
A chamada Teoria das Ideias de Platão divide o mundo em duas esferas, a inteligível e a sensível. No mundo inteligível está a essência de tudo o que há, ou a sabedoria e o conhecimento.
Estátua de Mármore de Platão (Fonte: Nova Escola)
Por outro lado, o mundo sensível é o plano terreno. Neste só percebemos as coisas por meio dos cinco sentidos, que são falhos, não representando perfeitamente as ideias do mundo inteligível.
Já ouviu falar no mito da caverna? É a metáfora onde Platão explica essa ideia. Nela, as pessoas só conseguem se libertar do cárcere quando compreendem que não estão vivendo o mundo real.
É como se estivéssemos impossibilitados de perceber o que realmente existe por estarmos limitados ao uso de nossos sentidos. Enquanto isso, a verdade está no pensamento crítico e no uso da racionalidade.
Aristóteles
Já para Aristóteles, o dualismo de Platão, na realidade, não existia. Haveria apenas um único mundo que é onde vivemos e é somente nele que podemos encontrar os elementos para nossas reflexões.
Busto de Aristóteles. É a partir desse entendimento de universo não platônico, ou seja, em que não existem razões para se acreditar no mundo das ideias, que Aristóteles pensa em uma filosofia muito mais concreta, focada na experiência.
Em consequência disso, Aristóteles criou campos básicos de investigação da realidade e deu a eles nomes como Física, Política, Psicologia e Economia. Você já ouviu falar desses termos? Essa é a origem deles. De maneira geral, Aristóteles foi quem sistematizou a lógica, contribuindo definitivamente com o mundo em que vivemos.