Os textos a e b, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que: *.
Respostas
Analisando os textos "Canção do exílio" e "Canto de regresso à Pátria", conclui-se que: C) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.
Interpretando os textos
Os dois textos falam sobre o Brasil, são poesias que falam da nação, porém com uma ênfase diferente.
No primeiro, Gonçalves Dias faz uma homenagem à sua terra, o Brasil, comparando-a com o local em que ele se encontra. Ele está em outro país e sente falta, principalmente da natureza:
- Sabiá.
- Céu estrelado.
- Flores.
- Palmeiras.
A 2ª parte da primeira estrofe é, inclusive, uma citação indireta do Hino Nacional (nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores).
No segundo, Oswald de Andrade exalta a cidade de São Paulo, seu progresso ao longo do tempo, e faz uma paródia da poesia de Gonçalves Dias. Coo modernista, Oswald não está preocupado com as belezas naturais, e sim com a beleza construída pelo homem. Ele também faz referência à escravidão que houve no passado brasileiro, quando cita Palmares. Portanto, há uma visão crítica da sociedade.
Para saber sobre interpretação de texto, que vai te ajudar a responder esse tipo de pergunta, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529241