1) Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, esta passa a ser questionada, pois o crescimento da economia o da burguesia europeia está crescendo e com esse volume é demandado a equivalente ampliação de direitos civis e políticos desta importante camada social, dessa forma o poder que encontra concentrado no soberano, passa a ser compreendido como uma afronta a liberdade individual, dessa forma passa-se a defender com mais vigor o estabelecimento de limites à intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva. Baseado nesse contexto identificamos que o liberalismo político reduz as funções do estado e este passa a ser classificado comoAlternativas:a)estado mínimo ou de policia. B)estado médio ou de imposição. C)estado soberano ou de colonia. D)estado feudal ou de classe. E)estado inferior ou de renda. 2)A democracia , ou o "governo do povo" em grego antigo, pressupõe um regime político no qual a condução dos afazeres da sociedade é definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade; assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são, certamente, requisitos fundamentais para uma democracia. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - A a democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, com o bem estar humano, preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade. PORQUE II - A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício destas prerrogativas, também são elementos indispensáveis a uma democracia, exigindo que, em certas situações, o Estado tenha uma conduta negativa, abstendo-se de interferir na vida cotidiana dos cidadãos, em benefício, por exemplo, de seu direito à propriedade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas:a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. B)As asserções I e II são proposições falsas. C)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. D)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Respostas
O liberalismo político reduz as funções do estado e passa a ser classificado como Estado mínimo.
A democracia é definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade; assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são requisitos fundamentais para uma democracia (letra E, a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa).
Liberalismo e democracia
O liberalismo foi uma doutrina baseada na liberdade em contraposição ao mercantilismo, que que praticava o protecionismo e o intervencionismo estatal.
Assim, observa-se que o Estado Policial é absolutamente contrário ao Estado mínimo, pois naquele é necessário um Estado grande e forte que age discricionariamente, controlando plenamente seus cidadãos.
A democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, como a preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade.
A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício da democracia são elementos indispensáveis, não podendo o Estado ter uma conduta negativa (que é a omissão do Estado em contraposição à legislação). A interferência na vida dos cidadãos pelo Estado é um objeto jurídico, pois na constituição brasileira temos como cláusula pétrea a liberdade, além do direito à propriedade, que só pode ser restringido em casos explícitos em lei.
Constituição Federal de 1988
"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".
Para mais informações sobre liberalismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50480582