Uma primeira intervenção, interrompida temporariamente por um tiroteio, mudou tudo. JR e sua equipe cobriram a enorme escada que atravessa a parte alta da favela, território de disputa entre traficantes e policiais, com a imagem da avó de um dos meninos assassinados. Os moradores a reconheceram e entenderam o poder do papel e da cola. Eles, na verdade, queriam falar e ninguém parecia dar atenção. Até os traficantes permitiram que o francês passasse 25 dias cobrindo suas fachadas de tijolo com os rostos doloridos das mães, amigas e avós daqueles meninos — mulheres anônimas que só queriam um bairro melhor.
O texto I é a imagem de uma intervenção urbana, realizada pelo artista francês JR, na favela do Morro da Providência (Rio de Janeiro). Considerando as informações apresentadas nos textos, o debate suscitado pela imagem aponta que
a.
a imagem é capaz de conciliar a polícia e os traficantes.
b.
o artista teve resistência da comunidade da favela para terminar sua obra.
c.
a arte urbana desconsidera o cotidiano das pessoas.
d.
a intervenção urbana é um tipo arte que não necessita da interação do público.
e.
é necessário perceber a desigualdade social existente na sociedade.
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Letra E. É necessário perceber a desigualdade social existente na sociedade.
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