A cor da pele normal é dada pela mistura de quatro biocromos: carotenoides (amarelo), hemoglobina reduzida (azul), oxi-hemoglobina (vermelho) e melanina (marrom). A melanina é o principal determinante da coloração da pele, sendo que variações geneticamente controladas na sua quantidade e distribuição determinam as diferentes cores da raça humana. Há alterações na coloração da pele resultantes da diminuição (hipomelanoses) ou do aumento (hipermelanoses) da melanina e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na derme (hipercromias).
Complete as lacunas da sentença a seguir:
As ___________________apresentam-se de diversas formas, e que podemos ter casos de acromias, hipocromias e hipercromias. Existem inclusive _________________ corriqueiras do nosso dia-a-dia que nem prestamos atenção, tais como, as olheiras e as manchas proporcionadas por substâncias com as encontradas no limão. Para tratar uma hipercromia é necessário atenuar a __________________ existente, regular a síntese da melanina e manter o resultado do tratamento, prevenindo a formação de novas manchas.
Assinale a alternativa com o preenchimento correto:
Selecione uma alternativa:
a)
discromias; hipercromias; hiperpigmentação.
b)
discromias; hipercromias; hipocromias.
c)
discromias; hipocromias; hiperpigmentação.
d)
vitiligo, hipocromias; discromias.
e)
hipercromias; discromias; hipocromias.
RESPOSTA CORRETA LETRA A CORREÇÃO PELO AVA
Respostas
Diversas são as disfunções estéticas a nível de pele, e as discromias se apresentam como uma das principais queixas dentro do consultório, sendo as hipercromias (como o Melasma e olheiras) os casos mais recorrentes.
O protocolo de tratamento para essas condições clínicas é extenso e trabalhoso, o que demanda muita disciplina por parte do paciente, e uma atenção redobrada as prescrições e tratamentos propostos pelo profissional.
O tratamento das hipercromias atualmente, como o Melasma, não se baseia apenas no uso de medicamentos de uso tópico, como a famosa hidroquinona.
Trata-se de um protocolo de cuidados milimetricamente desenvolvido e que se baseia no farmacológico e não farmacológico.
Hoje observamos uma triagem clínica bem ampla, e um tratamento que visa uma ‘cura’ por meio de diversas alternativas e alvos diferentes.
Uso de medicamentos pelos profissionais médicos é o carro chefe, contudo, observa-se uma associação de diversas medidas terapêuticas.
O uso de dermocosméticos, que são produtos tecnicamente desenvolvidos e fazem uso de ativos terapêuticos que atual a nível de camada basal da epiderme e atingindo um local primordial: o melanócito.
Diversas são as opções de ativos hoje no mercado farmacêutico, com uma ampla gama de mecanismos de ação, onde é possível a associação dos mesmos no intuito de potencializar o efeito terapêutico que se deseja alcançar: diminuição da hiperpigmentação.
Outra alternativa é a utilização de nutricosméticos, ou seja, a utilização de ativos com ação despigmentante de uso oral (visando ação sistêmica).
Há também os procedimentos estéticos que fazem parte do protocolo de tratamento, é o caso dos pellings, utilização de ácidos, lasers, dentre outras intervenções.
E o mais importante e onde os profissionais mais sustentam no momento da consulta, a prevenção por meio do uso de fotoprotetor diariamente e de forma adequada. Sem dúvidas a profilaxia e cuidado é o manejo mais importante para o processo de despigmentação.
Alternativa correta letra A.
Quer entender mais sobre Melasma e Estética? Acesse também:
O melasma consiste em uma desordem pigmentarde etiologia multifatorial... https://brainly.com.br/tarefa/24950661
Um fator de preocupação e responsável pelas diferenças de tonalidade da pele são as discromias... https://brainly.com.br/tarefa/22259810
Espero ter ajudado!
Venha fazer seu orçamento sem compromisso, se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
D&H Assessoria conta com mais de 200 clientes.