(Fm 2021) O ônibus P sai de São Paulo com destino a Jundiai mantendo velocidade constante de 80 km/h. Quinze minutos depois, o ônibus R sai de Jundiaí com destino a São Paulo, também com velocidade constante de 80 km/h e percorrendo, em sentido contrário, o mesmo trajeto do ônibus P. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 50 km, os Ônibus se encontrarão a uma distância de São Paulo igual a (A) 38 km (B) 30 km. lo (C) 32 km. (D) 35 km. (E) 40 km.
Respostas
Resposta:
D)
Explicação:
Ambos os ônibus estão em velocidade constante (Movimento Uniforme (MU)), então vamos escrever as equações horárias dos ônibus P e R:
O ônibus R tem uma peculiaridade: o movimento dele inicia apenas 15 minutos depois do primeiro, então o tempo inicial dele deve ser considerado.
Muitas vezes no ensino médio simplesmente se ensina a equação para o MU.
Porém essa equação na verdade é uma simplificação, pois considera que o tempo inicial sempre é zero, o que nem sempre é o caso, como nesse problema.
A equação completa (que usaremos aqui) é
Também, sabemos que 15 minutos é o mesmo que de hora.
Por fim, a velocidade será - 80 (sinal negativo), pois o ônibus R está indo para a esquerda, ou seja, contrário ao sentido positivo (direita)
Portanto: