De que forma a Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica influenciaram na educação desenvolvida no Brasil no período colonial?
Respostas
Resposta:
O direito à educação era restrito aos nobres e ao clero. Foi Martinho Lutero quem iniciou um movimento para modificar esse cenário. Em uma de suas cartas endereçadas aos príncipes europeus, Lutero reivindicava que fossem criadas escolas acessíveis a todos. Nenhuma atividade pedagógica da Contra-Reforma alcançou, porém, a significação e a influência da que a Companhia de Jesus levou a cabo no plano dos estudos preparatórios.
Foi durante a Reforma Protestante que a ideia de uma educação voltada para todos começou a ser elaborada, essa educação, sob os auspícios da religião, tinha como objetivo possibilitar ao fiel o acesso aos textos bíblicos, assim, a educação era um elemento necessário para a disseminação da nova fé. A questão protestante estava diretamente ligada à educação, em decorrência dos princípios da Reforma, onde a Bíblia tornou-se o livro mais lido no período colonial.