• Matéria: História
  • Autor: advosvaldo
  • Perguntado 3 anos atrás

A doutrina mercantilista surgiu ao final da Idade Média, quando as comunidades autossuficientes feudais se transformaram em um novo sistema econômico conhecido como capitalismo comercial, desenvolvido devido ao crescimento das cidades medievais e o surgimento dos Estados Nacionais. Os principais dogmas da escola mercantilistas são: metalismo, que reconhecia o ouro e a prata como a forma de quantificar a riqueza de uma nação; nacionalismo, que defendia a exportação à custa da riqueza dos vizinhos; exploração e monopólio do comércio colonial, a relação estabelecida com o pacto colonial garantia às metrópoles o direito de obter recursos e importar matéria-prima sem o custo de taxas; governo centralizado e nacional, necessário para atingir o protecionismo, colonialismo, comércio interno sem pedágios e impostos exorbitantes.


BRUE, Stanley L.; GRANT, Randy R. História do pensamento econômico. São Paulo: Cengage Learning, 2016.



Sobre a doutrina mercantilista, avalie as seguintes afirmativas:



I. A doutrina mercantilista beneficiava os capitalistas mercadores, os reis e os funcionários do governo.

II. Os mercantilistas deram uma contribuição duradoura para a economia ao enfatizar a importância do comércio internacional.

III. A balança comercial favorável garantia que uma maior exportação de produtos, em relação a quantidade importada, promovia o acúmulo de ouro e prata à um país.

IV. Para garantir uma economia sob os dogmas mercantilistas, o estado necessitava não intervir na economia, garantindo a liberdade comercial entre países. Portanto, os mercadores passavam a ter mais poder econômico do que o Estado.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: nikitech14
0

Resposta:

ALT 4

Explicação:

PAG 29 LIVRO UNICESUMAR

Perguntas similares