Respostas
Resposta:
Você sabia que o Brasil é um dos maiores exportadores de minério de ferro do mundo e também exportador líquido de praticamente todos os metais não ferrosos? Uma importante exceção é o cobre, que é importado nas formas de minério concentrado, cátodo, fios e cabos.
Por ser um ótimo condutor, ele tem como principal aplicação a transmissão de energia. Assim, além de muito usado nos setores elétrico e da construção civil, responsáveis por 60% do consumo mundial de cobre, o metal tem diversas aplicações em componentes de bens de consumo, de máquinas e equipamentos e de meios de transporte.
Depósitos e minas em atividade no Brasil
Apesar de sua indústria ter recebido poucos investimentos recentemente no Brasil, o cobre destaca-se por sua diversidade de aplicações e pela alta taxa de crescimento da demanda no país e no mundo nos últimos anos.
A mineração brasileira de cobre é realizada predominantemente nos estados do Pará e Goiás, que juntos correspondem cerca de 91% da produção do país. Mas é no estado do Pará que se concentram os maiores e os mais importantes depósitos econômicos do país (cerca de 85%). Os depósitos de cobre da Província Mineral de Carajás podem ser considerados de médio e grande porte e de classe mundial. A Bahia corresponde a apenas cerca de 9%.