Respostas
Resposta:
1 Passo: Planejamento
Um bom planejamento da safra é capaz de trazer benefícios durante todo o desenvolvimento da soja na lavoura.
É importante que no momento da semeadura, você escolha sementes de alta qualidade fisiológica, capazes de originar plantas vigorosas; Além disso, é preciso estar atento a alguns cuidados com o solo, como sua temperatura e umidade.
2º Passo: Atenção às condições climáticas
A umidade é o principal fator para evitar perdas na colheita de soja. Quando os grãos são colhidos com umidade abaixo do recomendado, a possibilidade de quebra da soja é grande.
O momento ideal para colher é quando a umidade dos grãos está entre 13 a 16%. É indicado acompanhar as mudanças da umidade duas semanas antes da data da colheita.
É indicado que a colheita seja realizada pela manhã, período de alta umidade e menos calor.
3º Passo: Acerte na regulagem da colhedora
Muitas das perdas se devem a má regulagem das máquinas. Um dos pontos é a velocidade da colhedora que não deve exceder a 5 Km/hora. Dentro de regulagem podemos subdividir a colhedora em partes:
Barra de corte – Atenção com a altura das plantas, evitando utilizar a barra muito alta devido à debulha das vagens.
Molinete – É nessa parte da colhedora que se observa maiores perdas. Deve ser ajustado quanto a sua velocidade de rotação e posição relacionada à altura da inserção da primeira vagem. Em geral, a rotação do molinete deve ficar um pouco superior à velocidade da colhedora.
Para ajustar essa rotação:
Faça uma marca em um dos pontos de acoplamento dos travessões na lateral do molinete;
Regule a rotação para cerca de 9,5 voltas em 20 segundos (molinetes com um a 1,2 metro de diâmetro), e em torno de 10,5 voltas em 20 segundos (molinetes com 90 cm de diâmetro), com velocidade da colhedora até 5,0 km/h.
Cilindros – Deve-se atentar a abertura do côncavo e ajustar a velocidade do cilindro, para evitar a quebra de grãos.
Peneiras – Observe o diâmetro dos orifícios das peneiras, sendo a peneira superior responsável pela separação de haste e vagens de maiores tamanhos. Já a inferior, é responsável pela limpeza final.
4º Passo: Ajuste da velocidade
A velocidade correta da colheitadeira é um dos pontos que pode evitar perdas. O ideal é que ela não exceda a 5 km/hora para que a máquina trabalhe com eficiência.
5º Passo: Preparo do solo
O nivelamento do solo facilita uma colheita mais uniforme. Em um solo nivelado o corte das hastes é feito em uma mesma altura, evitando a debulha das vagens.
Manejo Integrado de Plantas Daninhas
6º Passo: Manejo de plantas daninhas
A presença de plantas daninhas, além de atrapalhar o desenvolvimento da soja, afeta o movimento das máquinas agrícolas.
É quando acontece o chamado “embuchamento”, que leva a danos nas peças, lentidão na operação e até mesmo ao atraso na colheita.
O ideal é tomar as devidas providências antes da colheita ou optar pela dessecação da soja para evitar prejuízos.
7º Passo: Armazenamento da semente
O armazenamento correto das sementes mantém a qualidade e vigor até a semeadura. É importante que as sementes sejam armazenadas em um local arejado, com temperaturas que não ultrapassem os 25°C e umidade relativa abaixo de 70%.
Explicação: