1)
Notícia: Homem “mais procurado” do grupo separatista basco ETA é preso na França.
O líder do ETA, Josu Ternera, acusado pela Espanha de participar de um ataque em 1987 cometido pelo grupo separatista basco que matou 11 pessoas, foi preso na França nesta quinta-feira (16/05/2019). Ternera, de 69 anos, também conhecido por José Antonio Urrutikoetxea, era o líder "mais procurado" do ETA em ambos os lados da Cordilheira dos Pireneus, disse o ministro do Interior espanhol em um comunicado. Ele foi preso devido a mandado emitido por um tribunal de Paris que o condenou em junho de 2017 por integrar um grupo terrorista e o sentenciou a 8 anos de prisão, disse uma fonte judicial francesa. Ternera era fugitivo desde 2002, quando a Suprema Corte da Espanha emitiu um mandado individual de prisão internacional contra ele por seu suposto envolvimento no ataque de 1987. À época ele era parlamentar no Parlamento regional basco.
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que associe CORRETAMENTE a escala do fenômeno separatismo tratado no texto-base e uma categoria do conhecimento geográfico que auxilie na compreensão deste fenômeno.
Alternativas:
a)
Trata-se de um fenômeno de escala global, cuja categoria Território pode ser utilizada para sua explicação.
b)
Trata-se de um fenômeno de escala local, cuja categoria Território pode ser utilizada para sua explicação.
c)
Trata-se de um fenômeno de escala local, cuja categoria Paisagem pode ser utilizada para sua explicação.
d)
Trata-se de um fenômeno de escala regional, cuja categoria Território pode ser utilizada para sua explicação.
e)
Trata-se de um fenômeno de escala regional, cuja categoria Paisagem pode ser utilizada para sua explicação.
Quem quiser um grupo de filosofia e sociologia de ajuda sem fins lucrativo para ajuda entre em contato com 54-991691369 das faculdades Anhanguera e Unopar!
1 - D
2 - A
3 - E
4 - D
5 - B
CORIRIGIDO PELO AVA
Respostas
A alternativa que corresponde às relações entre o fenômeno separatista ETA e a categoria de abordagem geográfica está presente na LETRA D que indica ser um "fenômeno regional em escada com uso do Território como explicação".
INFORMAÇÕES RELACIONADAS COM GRUPO SEPARATISTA ETA
O grupo separatista basco ETA (Euskadi Ta Askatasuna), foi criado em 1959 como uma associação do tipo cultural e no final da década de 1970 tinha como principal objetivo declarar a independência do País Basco.
Foram utilizados, pelos integrantes do ETA, métodos violentos incluindo sequestros, extorsões, ameaças sendo que em 2011 foi anunciado o fim do grupo terrorista e em 2018 suas ações armadas também foram finalizadas.
ASPECTOS GEOGRÁFICO SOBRE FENÔMENO SEPARATISTA
O fenômeno separatista, de maneira básica, é entendido como uma atuação em locais específicos que buscam a chamada autodeterminação dos povos por situações que levam à revolta ou não consideração da cultura e práticas de vida locais.
Na sua realização, de forma determinada, o ETA é entendido como uma abordagem que queria a separação de uma região específica não abrangendo as suas pretensões para outras localidades do planeta sendo, assim, relacionado com o Território.
Para saber mais sobre fenômenos separatistas: https://brainly.com.br/tarefa/46409112
Resposta:
D) Trata-se de um fenômeno de escala regional, cuja categoria Território pode ser utilizada para sua explicação.
Explicação: