• Matéria: Português
  • Autor: maki0
  • Perguntado 3 anos atrás

1-Com base na segunda estrofe, explique o que seria o "desconcerto do mundo"

2- Nesse contexto, os termos "quieto" e "livre" tem o sentido de "indiferente". Segundo o eu lirico, parece haver muitas pessoas que se comportam com indiferença diante do desconcerto do mundo? Justifique sua resposta

3- O eu lírico consegue identificar a causa do "desconcerto do mundo"? Explique sua resposta

Anexos:

xitkeitaanjos: Nesse contexto os termos quieto e livre tem

Respostas

respondido por: Mstephan
97

1. O desconcerto do mundo no poema, Camões busca mostrar os anseios que os seres humanos possuem, bem como suas aflições e conflitos internos pessoais.

2. A indiferença diante do desconcerto do mundo de muitas pessoas é em razão do pensamento ligado ao apego e lógica diante do sentimento da época que era refletir no modo como as coisas acontecem na vida.

3. O eulirico no texto instiga ao leitor pelas perguntas buscar saber a causa do desconcerto do mundo, uma vez que ao indagar os problemas humanos demonstra não saber do mesmo.

Quem foi Luís Vaz de Camões?

Luís Vaz de Camões foi um poeta renascentista que viveu nos anos de 1500, que publicou poemas como as Oitavas e Os Lusíadas.

O tema sobre o desconcerto do mundo era bem comum em seus poemas, onde o mesmo indagava porque as pessoas boas sofrem enquanto as pessoas ruins passam por bons momentos, fazendo com que o leitor de seus poemas também pudessem refletir sobre o assunto.

No gênero lírico dos poemas busca trazer uma carga pessoal e emotiva ao leitor, de maneira que o sujeito e o objeto se aproximem, para isso os poemas possuem um tom informal e repetitivo.

Estude mais sobre obras literárias em:  https://brainly.com.br/tarefa/6478068

Anexos:

parkjiminnie011220: .v
Perguntas similares