sangue nos humanos sempre fica contido dentro dos vasos sanguíneos ou coração, assim é dito que a circulação é fechada. Para a distribuição do oxigênio em todo o corpo, o sangue deixa o coração e segue em direção às células do corpo, percorrendo um caminho denominado circulação sistêmica.
Respostas
Resposta:Sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é o conjunto formado por coração e vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para as diversas partes do corpo dos seres vivos, como células, músculos e outros órgãos. Além disso, realizam a remoção das toxinas dos tecidos.
Dessa maneira, o sistema circulatório tem uma importância significativa por ser responsável pelo bom funcionamento do organismo.
Por meio do sistema circulatório, o sangue realiza um percurso chamado de circulação sanguínea, que consiste na passagem do sangue pelo coração por duas vezes denominados pequena e grande circulação.
Pequena circulação
Também denominada circulação pulmonar, a pequena circulação é o caminho percorrido pelo sangue do coração aos pulmões e também o sentido contrário. Esse trajeto consiste na saída do sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar, onde se ramifica e segue para os pulmões.
Ao chegar aos pulmões, é realizado o processo de liberação do gás carbônico e absorção do gás oxigênio e, por fim, o sangue oxigenado, que leva o nome de arterial, é levado dos pulmões para o coração através de veias pulmonares ligadas ao átrio esquerdo.
Grande circulação
A grande circulação ou sistêmica, é o trajeto que o sangue percorre do coração para as células do corpo e vice-versa. Nesse percurso, o sangue arterial que chega dos pulmões segue em direção ao átrio ventrículo esquerdo, passando em seguida pela artéria aorta que leva o sangue para os tecidos do corpo.
Quando chega aos tecidos, ocorre novamente a troca gasosa e os vasos capilares absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso, que fará o caminho inverso ao da primeira circulação: retornará ao coração e chegará ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores. Desta maneira é encerrado o sistema circulatório.
O sistema circulatório é diferente em animais vertebrados e invertebrados e pode ser dividido em:
- Sistema circulatório aberto ou lacunar: nesse tipo de sistema, presente em alguns invertebrados, o fluido circulante é chamado de hemolinfa, que exerce o mesmo papel do sangue ao passar pelas cavidades e lacunas dos tecidos, realizando as trocas metabólicas.
- Sistema circulatório fechado: presente em todos animais vertebrados, consiste na circulação do sangue nos vasos espalhados pelo corpo de maneira rápida do que no sistema circulatório aberto.
Existem animais invertebrados com sistema circulatório fechado e outros aberto ou ainda ausente. Alguns tipos de moluscos, por exemplo, possuem um coração situado na parte interna da cavidade pericárdica, que bombeia a hemolinfa das artérias para outras partes do corpo. Nas espécies com sistema circulatório aberto, o líquido sanguíneo circula entre as artérias e cavidades chamadas de hemocelas.
Os anelídeos, como a minhoca, possuem vários “corações” que bombeiam o líquido sanguíneo e os artrópodes, que são compostos de um coração tubular dorsal que divide internamente em câmeras chamadas de óstios.
Explicação:
espero ter ajudado (: