Leia o texto abaixo. Chegada ao Rio de Janeiro Acordo sentindo um cheiro de óleo e fumaça. Observo no GPS e vejo que estamos a 26 milhas da entrada da baía de Guanabara. Concluo então que estamos nos aproximando da civilização e da poluição. No horizonte, o clarão da grande cidade revela aos poucos seus contornos, à frente alguns barcos de pesca nos fazem prestar atenção redobrada em nosso rumo. A lua surge minguante e bela refletida num mar de calmaria. Amanheceu, passamos velejando em frente a uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana. O Paratii 2 foi navegando suavemente em direção à entrada da baía de Guanabara. Alguns barcos de pesca, lanchas e outros veleiros, ao passar perto de nós, acenavam dando as boas-vindas ao Brasil. Uma lancha nos acompanhou até a Marina da Glória, a bordo estavam pessoas muito especiais: a Marina, esposa do Amyr, com as filhas Laura, Tâmara e Marininha, assim como vários amigos e colaboradores que encheram nossos olhos de alegria e emoção, no bonito regresso ao Brasil. HURODOVICH, Marcos. Disponível em: . Acesso em: 9 out. 2015. No desfecho desse texto, o narrador relata a aproximação da civilização. Chegada à Marina da Glória. Entrada na baía de Guanabara. Grande cidade no horizonte. Vista da praia de Copacabana
Respostas
Resposta:
a) aproximação da civilização
Explicação:
No primeiro parágrafo do texto já dá a resposta. Como: "Chegada ao Rio de Janeiro Acordo sentindo um cheiro de óleo e fumaça." e "Concluo então que estamos nos aproximando da civilização e da poluição."
O relato do narrador é sobre A: aproximação da civilização. O desfecho do conto é marcado pelo encontro do navegador com amigos próximos.
Interpretação textual
O conto Chegada ao Rio de Janeiro de autoria de Marcos Hurodovic é um relato do narrador (primeira pessoa) e personagem. É descrito como foi a volta do navegador ao país natal.
O personagem chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, pela Baía de Guanabara, em seguida, teve como destino a Marina da Glória, ambas localizadas na cidade maravilhosa.
O desfecho do conto é marcado pelo relato de Marcos, que descreve o encontro com pessoas queridas, a esposa de seu amigo que também estava no veleiro (Marina), as filhas deles e os colaboradores.
Estude mais sobre interpretação de texto em https://brainly.com.br/tarefa/1118392