Considere a presença dos seguintes seres vivos em uma cadeia alimentar:soja-gafanhoto-sapo-cobra-gavião-fungos e bactéria. Se uma espécie que não é típica do lugar e se elimenta de sapos for introduzida neste ambiente, pode causar um desequilíbrio ecológico. Por que ?
Respostas
Resposta:
Porque as populações dessas espécies no ecossistema estão relacionadas entre si por diversas modalidades de relações ecológicas, notavelmente a predação e a decomposição.
Se uma espécie alóctone que se alimenta de sapos for introduzida no ecossistema, isso potencialmente poderia causar desequilíbrios no tamanho das populações e em seus hábitos, uma vez que existe a possibilidade do aumento da predação de sapos.
Em um primeiro momento a população de sapos seria reduzida e consequentemente a população de gafanhotos aumentaria, o que poderia, inclusive afetar a cadeia econômica da soja. Essa espécie, vindo a se tornar endêmica, poderia causar prejuízos milionários.
Além disso, se a população de sapos for reduzida, a população de cobras também pode ser impactada e, sucessivamente, também a população de gaviões, que comem as cobras.
Em um segundo momento, poderia ocorrer um efeito rebote, com efeito oposto ao efeito inicial.
Os processos de decomposição realizados pelos fungos e bactérias provavelmente não seriam significativamente afetados pela inserção da espécie em questão.