PERGUNTA (GEOGRAFIA)
CURRÍCULO EM AÇÃO 2 ANO
Pag 140
A- Qual o tema abordado no texto? De que maneira isso interfere na organização territorial?
B- O texto apresenta pontos importantes sobre o caso de segregação socioespacial. Com suas palavras, defina o que é segregação socioespacial, e como isso afeta as minorias?
C- Em sua opinião, de que maneira os interesses dos dois grupos poderiam ser conciliados?
D- Retome os estudos do 1° momento em História, e levante casos de segregação socioespacial no Brasil que, mesmo não estando presentes nas leis, como nos EUA e África do Sul, apresentam diversos casos.
E- Observe os dados do mapa mundial dos coeficientes GINI por pais. Com base em dados do Banco Mundial, que vão de 1992 a 2018, analisando as ligações do índice de GINI com a segregação socioespacial.
Quem tiver a humildade de me ajudar, por favor estarei agradecida, tô atolada de coisas para fazer e tô precisando de ajuda nisso aqui RS. pode ser resposta bem simples pq se for bem elaborada o professor já vai sacar haha obrigada desde já
Respostas
Resposta:
e- a ligação deles é que nas regiões que o índice de GINI está mais próximo de 1, ocorre maior segregação socioespacial, pois a renda influência diretamente na moradia do indivíduo.
Explicação:
O conteúdo de currículo em ação relata em um livro do 2o ano, especificamente em um trecho da página 140, um contexto de lutas sociais construídos durante o período da implantação da Lei de reserva dos benefícios sociais.
O currículo em ação e a Lei da Reserva dos Benefícios Sociais
A- O tema abordado no texto é a "Lei da Reserva dos Benefícios Sociais". Isso interfere na organização territorial, na medida em que estabelece a divisão de espaços a serem utilizados/frequentados pelo critério da raça.
B- A segregação sócio-espacial afeta as minorias, na medida em que as raças desfavorecidas são privadas do lazer e dos processos inerentes a uma vida digna, além de serem forçadas a vender os seus locais de moradias para pessoas da elite, por valores inexpressivos.
C- Os interesses dos dois grupos poderiam ser minimizados, se não houvesse distinção de raça, nem grupo social e sobretudo, acabar com a exploração de grupos minoritários.
D- No Brasil, há exemplos de segregação urbana, com as favelas, as habitações irregulares, cortiços e áreas de invasão, que separam sócio-espacialmente, marginalizam ou afastam algo ou alguém de outras coisas ou pessoas. Tanto os EUA, quanto a África, produziram historicamente a segregação institucionalizada pelo Estado.
E- Os dados do mapa mundial apresentam os países com maior desigualdade no mundo, considerando as medições do coeficiente de GINI, visualizamos a situação alarmante do Brasil e da África do Sul com situações degradantes de segregação racista e exploração das minorias que interferem diretamente na segregação sócio-espacial.
Para saber mais sobre o tema currículo em ação e perda de direitos, consulte: https://brainly.com.br/tarefa/48787179