2. No decorrer da leitura, a personagem Totonha demonstra diversas convicções, como esta:
(Eu é que não vou baixar minha cabeça para escrever. Ah, não vou.)
Nesse trecho, podemos notar que a crítica social feita no conto vai além de simplesmente de núncia do analfabetismo. Reflita sobre esse trecho e responda: o autor quis sensibilizar o leitor sobre que aspecto?
Respostas
O autor quis sensibilizar o leitor sobre o fato de que, muitas vezes, os menos escolarizados se sentem inferiores aos letrados. Isso porque, infelizmente, muitas pessoas usam o conhecimento como forma de exclusão. Assim, "baixam a cabeça" ou se sujeitam a essas pessoas, o que a personagem se recusa a fazer.
Espero ter ajudado!
2- A mensagem passada pelo autor do texto, sensibiliza o leitor sobre a forma como pessoas analfabetas se sentem em relação a pessoas alfabetizadas.
No texto vemos a perspectiva de uma mulher analfabeta, que se nega abaixar a cabeça para poder escrever. Esse ato demonstra o preconceito e discriminação sofridos por essa mulher, devido ao seu grau de escolaridade.
O analfabetismo no Brasil:
No Brasil o analfabetismo ( incapacidade de ler e escrever) é um grave problema gerado pela desigualdade social, que ainda precisa ser combatido. Segundo o último censo do IBGE, ainda existem 11 milhões de pessoas analfabetas no Brasil.
Veja mais questões sobre o analfabetismo:
https://brainly.com.br/tarefa/53882616?referrer=searchResults
#SPJ2