Por favor alguém ajuda ( o texto I está na imagem)
Texto II : Ao discutir as diferenças em relação ao uso da língua, utilizo a comparação da língua como vestimenta, citada em Bagno [...]. As roupas, como sabemos, são variadas, indo da mais formal (vestidos longos, terno e gravata) à mais informal (biquíni, pijamas). A ideia dos que fazem essa comparação é que não existem, em geral, formas linguísticas erradas, existem formas linguísticas inadequadas. A língua assim pode ser comparada com as roupas: assim como ninguém vai à praia de terno e gravata, também ninguém vai a um casamento de biquíni ou de pijama (ao menos, convencionalmente!). De igual modo, ninguém diz: “Me dá esse troço aí?” num jantar formal nem “Faça-me o obséquio de passar-me o sal?” numa situação de convívio familiar. [...]
5. Para produzir o efeito humorístico do texto I, o autor da tirinha explora recursos linguísticos e extralinguísticos. Quais são eles?
6. Retire do texto II uma frase que comprove a resposta dada à questão anterior.
7. Por que, segundo o texto II, a linguagem pode ser comparada com a vestimenta?
8. Reescreva uma fala do texto I, de modo a torná-la adequada à situação comunicativa da tirinha.
9. Na passagem “... ninguém vai a um casamento de biquíni ou de pijama (ao menos, convencionalmente!)”, qual é o propósito comunicativo da passagem entre parênteses?.
10. Substitua o vocábulo “convencionalmente” por outro sem que haja alteração do sentido original do texto
Respostas
5. Recursos linguísticos representam as estruturas de uma língua. Já os recursos extralinguísticos relacionam expressões corporais, faciais e gestuais ao conhecimento prévio do leitor.
No texto I, observa-se o uso de recursos linguísticos:
- a linguagem formal e culta
- a relação temporal
- o uso de elementos retóricos
E o uso de recursos extralinguísticos: a fala e gestos dramáticos expressado no comportamento incisivo e até, desgostoso.
6. De igual modo, ninguém diz: “Me dá esse troço aí?” num jantar formal nem “Faça-me o obséquio de passar-me o sal?” numa situação de convívio familiar. [...]
7. A linguagem pode ser comparada com vestimentas porque roupas e falas devem se adequar ao contexto em que se encontram. Roupas e falas formais para ocasiões formais.
8. A fala do texto: Onde ides? Há alguma vilania que ainda não tenhas praticado?
Reescrevendo: Onde pensa que vai? Com certeza tá pensando em aprontar mais uma né?
9. O propósito comunicativo da passagem entre parênteses é de acessório explicativo.
10. Substituindo o vocábulo: convencionalmente por: "tradicionalmente"
Recursos linguísticos e extralinguísticos
A língua é dinâmica, pois está em constante mudança e seu uso é associado às condições de lugar e necessidade em que se encontram, utilizando de variados recursos e formas linguísticas.
Já os recursos linguísticos, vão além da fala formal e informal, invadindo os gestos corporais, que enfatizam sentimentos dos falantes e podem (ou não!) facilitar o processo comunicativo.
Bons estudos!
Saiba mais sobre Recursos linguísticos em: brainly.com.br/tarefa/1149523