• Matéria: Português
  • Autor: mjjones342
  • Perguntado 3 anos atrás

Por favor alguém ajuda ( o texto I está na imagem)

Texto II : Ao discutir as diferenças em relação ao uso da língua, utilizo a comparação da língua como vestimenta, citada em Bagno [...]. As roupas, como sabemos, são variadas, indo da mais formal (vestidos longos, terno e gravata) à mais informal (biquíni, pijamas). A ideia dos que fazem essa comparação é que não existem, em geral, formas linguísticas erradas, existem formas linguísticas inadequadas. A língua assim pode ser comparada com as roupas: assim como ninguém vai à praia de terno e gravata, também ninguém vai a um casamento de biquíni ou de pijama (ao menos, convencionalmente!). De igual modo, ninguém diz: “Me dá esse troço aí?” num jantar formal nem “Faça-me o obséquio de passar-me o sal?” numa situação de convívio familiar. [...]
5. Para produzir o efeito humorístico do texto I, o autor da tirinha explora recursos linguísticos e extralinguísticos. Quais são eles?
6. Retire do texto II uma frase que comprove a resposta dada à questão anterior.
7. Por que, segundo o texto II, a linguagem pode ser comparada com a vestimenta?
8. Reescreva uma fala do texto I, de modo a torná-la adequada à situação comunicativa da tirinha.
9. Na passagem “... ninguém vai a um casamento de biquíni ou de pijama (ao menos, convencionalmente!)”, qual é o propósito comunicativo da passagem entre parênteses?.
10. Substitua o vocábulo “convencionalmente” por outro sem que haja alteração do sentido original do texto​

Anexos:

Respostas

respondido por: elamambretti
12

5. Recursos linguísticos representam as estruturas de uma língua. Já os recursos extralinguísticos relacionam expressões corporais, faciais e gestuais ao conhecimento prévio do leitor.

No texto I, observa-se o uso de recursos linguísticos:

  • a linguagem formal e culta
  • a relação temporal
  • o uso de elementos retóricos

E o uso de recursos extralinguísticos: a fala e gestos dramáticos expressado no comportamento incisivo e até, desgostoso.

6. De igual modo, ninguém diz: “Me dá esse troço aí?” num jantar formal nem “Faça-me o obséquio de passar-me o sal?” numa situação de convívio familiar. [...]

7. A linguagem pode ser comparada com vestimentas porque roupas e falas devem se adequar ao contexto em que se encontram. Roupas e falas formais para ocasiões formais.

8. A fala do texto: Onde ides? Há alguma vilania que ainda não tenhas praticado?

Reescrevendo: Onde pensa que vai? Com certeza tá pensando em aprontar mais uma né?

9. O propósito comunicativo da passagem entre parênteses é de acessório explicativo.

10. Substituindo o vocábulo: convencionalmente por: "tradicionalmente"

Recursos linguísticos e extralinguísticos

A língua é dinâmica, pois está em constante mudança e seu uso é associado às condições de lugar e necessidade em que se encontram, utilizando de variados recursos e formas linguísticas.

Já os recursos linguísticos, vão além da fala formal e informal, invadindo  os gestos corporais, que enfatizam sentimentos dos falantes e podem (ou não!) facilitar o processo comunicativo.

Bons estudos!

Saiba mais sobre Recursos linguísticos em: brainly.com.br/tarefa/1149523

Anexos:
Perguntas similares