• Matéria: Saúde
  • Autor: laiakaua22
  • Perguntado 3 anos atrás

Diferencie os sintomas das variantes Delta e Ômicron, causadoras do Covid - 19.

Se Possivel Resumidamente a resposta

Respostas

respondido por: vivianenzocorrea
1

Resposta:

Delta

A delta (B.1.617.2) foi identificada em outubro de 2020 na Índia e considerada variante de preocupação em maio de 2021 pela OMS.

Com oito mutações na proteína S (spike) - que conecta o vírus às células - a delta é até 50% mais contagiosa que a cepa original do vírus. Além disso, é capaz de driblar a resposta imune de algumas vacinas que se baseiam no princípio de RNA mensageiro, como as fórmulas da Pfizer e Moderna. Por isso, rapidamente tornou-se predominante no Brasil e no mundo. 

Leia também: Países que concentram maioria das vacinas atravessam 4ª onda de covid-19 causada pela delta

Os principais sintomas são coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre, também de acordo com o Butantan. 

Ômicron

A última cepa identificada do vírus possui cerca de 50 alterações no padrão genético - o maior número já identificado -, sendo 32 mutações na proteína S, o que fez com que em apenas duas semanas do seu reconhecimento, a OMS a declarasse como variante de preocupação. 

"Existem agora evidências consistentes de que a ômicron está se espalhando significativamente mais rápido do que a variante delta. E é mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas do covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas", disse o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus em coletiva de imprensa na última segunda-feira (20).

Em menos de um mês, a ômicron tornou-se a cepa predominante no Reino Unido e nos Estados Unidos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 73% dos novos contágios em nível nacional são da ômicron.

respondido por: vereadormarcinho
2

Resposta:

Com oito mutações na proteína S (spike) - que conecta o vírus às células - a delta é até 50% mais contagiosaa cepa original. Já a omicron possui alteração 50 vezes maior que o padrão genético.

Explicação:

Perguntas similares