As reflexões propiciadas pela Disciplina Ludicidade e Educação, possibilitam a você acadêmico (a), associar a prática pedagógica ao processo de desenvolvimento que auxilia na aprendizagem e nas relações que se estabelecem entre a criança, o adulto e a brincadeira, no âmbito escolar. As abordagens envolvem desde o conceito de ludicidade, a história cultural do brinquedo até a aplicação da ludicidade no contexto educativo. Ao se observar as interações provocadas pelas brincadeiras entre as crianças e, delas com os adultos é possível identificar várias expressões e sentimentos, o respeito a regras, o trato diante das frustrações, a resolução de conflitos, entre outros. (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).
Segundo a BNCC (2018), a brincadeira é tida como algo essencial que ajuda a potencializar o desenvolvimento integral da criança. (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).
De acordo com Brenelli (1996), a intervenção pedagógica por meio de jogos permite que toda criança aprenda e progrida na construção de estruturas do pensamento operatório e de noções de aritmética. Em suas pesquisas a autora verificou que o contexto lúdico favorece mudanças no comportamento da criança como por exemplo: interesse, pontualidade, capacidade de expressão de pensamento, entre outros. Assim é importante enfatizar a necessidade de se levar em consideração o objetivo que o professor deseja alcançar ao propor a atividade lúdica, (jogo sensorial, motor, de manipulação, simbólico, de montagem, de regras simples, de regras complexas, entre outros).
Atividade:
Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), assim como também em seu material de apoio, é possível identificar diferentes formas, pelas quais o professor consegue explorar a ludicidade integrada à educação. Sendo assim:
1-Descreva em no máximo 10 linhas, como você, futuro professor/educador, poderá explorar a ludicidade integrada à educação, a partir de uma prática pedagógica,2-Elabore uma atividade lúdica, ou escolha uma já existente, envolvendo uma das possibilidades já apresentadas acima: (jogo sensorial, motor, de manipulação, simbólico, de montagem, de regras simples, de regras complexas), 3-Descreva o desenvolvimento/aplicabilidade da atividade, em sala de aula ou fora dela,4-Aponte pelo menos, dois possíveis objetivos que você pretende observar na criança, durante o desenvolvimento da atividade.
Obs: Você deve responder a atividade indicada pelo professor, para que sua postagem possa ser considerada como instrumento de avaliação. A resposta deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 linhas, abordando o indicado, pelo professor. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação.
Respostas
respondido por:
1
Título: Inclusão através da brincadeira;
Objetivo: Desenvolver as relações humanísticas em sala de aula para a promoção do respeito e busca por um equilíbrio tanto em sala de aula quanto na vida cotidiana dos alunos;
Recursos: Brinquedos e jogos da memória
Proposta: Os alunos da Educação infantil, devem perceber cada elemento das figuras no jogo da memória, materiais esses que falam sobre a família, a cidadania, a vida nos espaços coletivos, entre outros.
O educador será o mediador da atividade.
Local: Laboratório de pesquisa;
Mais sobre o brincar:
https://brainly.com.br/tarefa/21222479
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás