• Matéria: História
  • Autor: musicedith93
  • Perguntado 3 anos atrás

a) Quais reflexões são apresentadas no excerto do texto I em relação à Casa-grande & senzala de Gilberto Freyre? Em que medida, segundo a autora, a obra "positivou" a mestiçagem ?.

b) Analise, dentro do discurso freyreano, a ideia de que o brasileiro mestiço seria um modelo ra- cial de "boa convivência" e "entrelaçamento entre diferentes". Essa questão está relacionada 20 mito da "democracia racial" que ainda sobrevive no Brasil? Explique.

c) Segundo Lilia Schwarcz, a partir da década de 1930, o "elemento mestiço" passa a ser um traço da singularidade do brasileiro, não apenas nos meios intelectuais - como na obra de Freyre, mas nas políticas públicas, na cultura, e em espaços “oficiais". Em que aspectos esses discursos do "mestiço nacional" influenciaram a ideia de desafricanização? Dê exemplos.​

Anexos:

Respostas

respondido por: julialiri
81

a) Pode-se analisar que o tema da mestiçagem abordado por Freyre possa ter soado como uma situação pacífica, pois ele reforça aspectos que se referem à construção da brasilidade, mas não da intolerância. Assim, é possível afirmar que a obra "positivou" a mestiçagem.

Gilberto Freyre e a conveniente mestiçagem - mas pra quem?

b) Ao afirmar que o brasileiro mestiço é modelo racial de "boa convivência", Freyre legitima, sem intencionalidades intolerantes, a ideia de que a raça branca "salvou" a negra da selvageria e, assim, "se produziu" o mestiço, o salvamento para a raça negra em que o herói é o homem branco.

c) A ideia de desafricanização influenciou os espaços acadêmicos, os quais voltaram a sua escrita para a questão do mestiço e da "boa convivência".

Saiba mais sobre a África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717

Anexos:

bochecha022: Top
Perguntas similares