Chiavenato (2014) considera que as empresas estão inseridas em três tipos de níveis. I. Nível institucional – são decididos os objetivos e as estratégias empresariais e globais. II. Nível gerencial – os processos são determinados pelos líderes e pelos liderados. III. Nível intermediário – está entre o institucional e o operacional, por isso também é chamado de mediador. IV. Nível funcional – verifica e analisa alternativas estratégicas. V. Nível operacional – as tarefas e as operações são realizadas. Assinale a alternativa correta. a. I, II e V. b. I, III e IV. c. I, III e V. d. II, III e IV. e. III, IV e V
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
I. Nível institucional – são decididos os objetivos e as estratégias empresariais e globais.
III. Nível intermediário – está entre o institucional e o operacional, por isso também é chamado de mediador.
V. Nível operacional – as tarefas e as operações são realizadas
Os níveis do planejamento organizacional são representados por: Nível Estratégico, Nível Tático e Nível Operacional (letra C).
Letra C: I, III e V.
Isso significa que os níveis do planejamento organizacional são importantes para a racionalização e divisão dos trabalhos dentro de uma organização.
O planejamento organizacional é baseado nos seguintes níveis:
- Estratégico
Ocorre a definição do futuro de uma organização (criação da Missão, Visão e Valores). Na prática organizacional, é um tipo de planejamento voltado para o longo prazo.
- Tático
O Planejamento Estratégico é colocado em prática pelos supervisores e gerentes. Na prática organizacional, é um tipo de planejamento voltado para o médio prazo.
- Operacional
Ocorre a definição daquilo dos trabalhos que devem ser executados pelos colaboradores (chão de fábrica, setor administrativo, serviços gerais). Na prática organizacional, é um tipo de planejamento voltado para o curto prazo.
Aprenda mais sobre o tema níveis do planejamento organizacional em:
https://brainly.com.br/tarefa/20836206
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!