Como podemos relacionar a dendrocronologia com o crescimento das plantas arbóreas e a disponibilidade hídrica de um determinado ambiente?.
Respostas
Através da dendrocronologia podemos obter valiosas informações históricas sobre flutuações de temperatura, pluviosidade, secas, e diversas condições que aquele ambiente tenha sido submetido.
O que é a dendrocronologia?
A dendrocronologia, através dos anéis de crescimento, possibilita uma imersão na história da planta arbórea a qual pertence, e consequentemente do ambiente ao qual esta inserida.
Os anéis de crescimento são os círculos visíveis quando realizado um corte transversal em uma árvore. Esses círculos são formados a partir das divisões celulares decorrentes da atividade do câmbio vascular.
A cada período de atividade uma camada de anel é formada. Funcionalmente o estímulo de desenvolvimento do câmbio ocorre na primavera e verão, e deste modo resultam em camadas de anéis que podem ser utilizadas para estimativa do tempo de vida (crescimento) de uma planta arbórea. Um anel de crescimento típico possui duas partes distintas.
Porém, fatores ambientais, bióticos e abióticos podem exercer influência sobre o desenvolvimento de uma árvore.
Anéis de crescimento característicos podem ser vistos em regiões com estações bem definidas, já em regiões que não apresentam estações do ano marcantes podem ser vistos os chamados falsos anéis.
Uma planta arbórea em um ambiente que apresente condições adequadas, com disponibilidade hidrídica ideal apresentará anéis de crescimento mais largos. Em contrapartida, em condições de seca os anéis de crescimento serão mais estreitos.
Já em árvores que apresentem atividade cambial contínua pode não haver anéis de crescimento, dificultando a avaliação da idade dessa árvore.
Saiba mais sobre a dendrocronologia: https://brainly.com.br/tarefa/13651978
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.