Respostas
Resposta:
As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação.
Explicação:
As leis são capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos.
1 LEI - Lei da Inércia diz que, ao menos haja uma força resultante não nula sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma linha reta com velocidade constante.
Observação: quanto maior for a massa de um corpo, maior será sua inércia
2 LEI - Princípio Fundamental da Dinâmica: Essa lei informa que o módulo da aceleração produzida sobre um corpo é diretamente proporcional ao módulo da força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.
a Segunda Lei de Newton, diz que a força resultante aplicada sobre um corpo produz nele uma aceleração na mesma direção e sentido da força resultante.
3 LEI - Conhecida como Lei da Ação e Reação. A terceira Lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém em sentido oposto.
Para que surja uma força, é necessário que dois corpos interajam, produzindo forças de ação e reação. Além disso, é impossível que um par de ação e reação forme-se no mesmo corpo.
Primeira Lei de Newton
A Primeira Lei de Newton é também chamada de "Lei da Inércia" ou "Princípio da Inércia". Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Segunda Lei de Newton
A Segunda Lei de Newton é o "Princípio Fundamental da Dinâmica". Nesse estudo, Newton constatou que a força resultante (soma vetorial de todas as forças aplicadas) é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa:
→ →
Fr = m . a
Onde:
→
Fr: resultante das forças que agem sobre o corpo
m: massa do corpo
→
a: aceleração
Terceira Lei de Newton
A Terceira Lei de Newton é chamada de "Lei da Ação e Reação" ou "Princípio da Ação e Reação" no qual toda força de ação é correspondida por uma força de reação.