• Matéria: Ed. Física
  • Autor: marlucimar
  • Perguntado 3 anos atrás

1)
O profissional de Educação Física, compondo a equipe Básica de Saúde da Família, pode atuar como agente de transformação social no processo em construção na Saúde Coletiva. Espera-se que sua atuação promova uma educação efetiva e permanente para a saúde, como meio eficaz para a conquista de estilos de vida saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

Considerando-se o enunciado acerca da atuação do profissional de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família, aponte as principais ações que nortearão o desenvolvimento de todo seu trabalho:

Alternativas:

a)
Promoção da saúde e prevenção de doenças.

b)
Colaboração e parceria.

c)
Imposição das ações previamente planejadas.

d)
Gestão da equipe multiprofissional.

e)
Separação e divisão do trabalho para diferenciar-se da equipe multiprofissional.

2)
A relação entre ECONOMIA e SAÚDE deve ser entendida como o ramo do conhecimento que otimiza as ações de saúde, bem como a distribuição dos recursos disponíveis, de forma a garantir à população uma melhor assistência à saúde. Num recorte desse tema, destaca-se a importância do financiamento do sistema público de saúde no Brasil (SUS), o qual conta com recursos das 3 esferas de governo (federal, estadual e municipal), através de impostos e contribuições sociais da sociedade. (MENDES; MARQUES, 2012).
Ainda sobre esse tema, analise as seguintes afirmações:
I. É a partir de um planejamento realizado pelo governo, que se espera atingir uma melhor alocação e distribuição de recursos, utilizando-se para isso as informações obtidas com os diagnósticos epidemiológicos e identificação das necessidades de saúde da população.
II. Mesmo com a vigência da Emenda Constitucional 29 ocorre o descumprimento da aplicação dos recursos aos SUS, tanto da União quanto de grande parte dos Estados.
III. Só em 2005, 90.1% dos recursos destinados para o financiamento da saúde vieram das contribuições sociais, e atualmente correspondem a 70%, ou seja, constituindo a principal fonte de financiamento do SUS.

A partir das considerações sobre o financiamento do SUS, que cenário pode-se prever quanto a disponibilização de recursos de modo que atendam às necessidades da população que fazem uso do SUS?

Alternativas:

a)
Alocação de recursos que atende a contento o financiamento do SUS.

b)
Recursos excedentes para o financiamento do SUS.

c)
Recursos insuficientes ao SUS para dar conta das necessidades em saúde da população.

d)
Não é possível prever cenário algum.

e)
O SUS não precisa de financiamento.

3)
O bem-estar de uma população é fruto tanto do desenvolvimento econômico quanto do desenvolvimento social, por isso, as melhorias das condições de saúde da população não depende apenas do êxito das políticas de saúde. Depende da combinação entre desenvolvimento econômico e social, e da compatibilização entre economia de mercado, democracia e bem-estar coletivo.

Refletindo-se sobre o trecho exposto, pode-se compreender que são amplos os aspectos influenciadores no processo saúde-doença de uma população. Dentre eles, pode-se considerar:

Alternativas:

a)
O ambiente, o desenvolvimento socioeconômico além dos fatores genéticos e hereditários:

b)
Fatores genéticos e hereditários.

c)
Fatores ambientais e socioeconômicos.

d)
Fatores ambientais e socioeconômicos e financiamento do sistema de saúde.

e)
Fatores ambientais e socioeconômicos, financiamento do sistema de saúde e reorientação para a formação em saúde baseada nas necessidades em saúde da população.

4)
Segundo a Declaração de Alma-Ata, a Atenção Primária à Saúde deve prever a assistência sanitária disponível a todos os indivíduos e famílias da comunidade, com a plena participação destes, sendo sustentável tanto para a comunidade quanto para o país.

Considerando-se a afirmação sobre a Atenção Primária à Saúde, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Suas ações e serviços devem refletir as condições econômicas e os valores sociais de cada país e de suas comunidades.

b)
Suas ações e serviços devem refletir as condições econômicas de países desenvolvidos, admitidos como referência.

c)
Podem usufruir da Atenção Primária à Saúde, apenas indivíduos que não apresentam planos de saúde privados.

d)
A sustentabilidade mencionada refere-se à capacidade de o país satisfazer as necessidades do presente, porém comprometendo a capacidade e as necessidades de gerações futuras.

e)
Tem o objetivo de cobrir uma pequena parte população.

Respostas

respondido por: NatanRotondo
1

Resposta:

1)e 2) a 3)e 4)d

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares