5. Analise as transformações a seguir e classifique-as em fenômenos físicos ou químicos:
a) Obtenção de vinho através da fermentação da uva.
b) Ebulição da água.
c) Decantação de uma amostra de água turva.
d) Queima de madeira em uma lareira.
e) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
Respostas
Resposta:
Químico, físico, físico, químico e físico.
Explicação:
A fermentação é a transformação da matéria orgânica em outros produtos totalmente diferentes dos iniciais. Nesse caso o processo é realizado com a inoculação de fungos e/ou bactérias num meio anaeróbio, isto é, sem oxigênio.
A ebulição é um fenômeno característico que marca a passagem de uma determinada substância do estado líquido para o gasoso. Cada composto possui a sua faixa de ebulição e não possui a matéria alterada, apenas o seu estado físico.
A decantação é um fenômeno físico, um processo bastante utilizado para realizar a separação de determinadas misturas. Assim como a ebulição, ela não altera a matéria; porém distingue os compostos através de seus estados físicos e densidade.
A combustão ou queima envolve o uso de um determinado comburente — que nesse caso em específico é o oxigênio do ar atmosférico — sendo denominada como uma transformação química, porque transforma a matéria orgânica presente na madeira em outros subprodutos diferentes.
Já a última se trata de uma mudança no estado físico da matéria, visando a transformação desse cobre numa espessura menor para uso específico.