• Matéria: História
  • Autor: 584868
  • Perguntado 3 anos atrás

por favor é pra amanhã

como era a situação dos povos indígenas e dos povos afro-brasileiros no inicio da republica?

Respostas

respondido por: livialeao2009
0
Este artigo analisa as causas da disparidade nos direitos coletivos conquistados por grupos afro-latinos durante as recentes iniciativas de reformas relacionadas à cidadania multicultural na América Latina. Em vez de atribuir o maior êxito dos índios na conquista desses direitos a diferenças no tamanho da população e a níveis mais elevados de identidade de grupo ou de organização dos movimentos indígenas, a autora sustenta que a principal causa da disparidade está no fato de os direitos serem atribuídos levando em conta uma identidade de grupo distinta, definida por meio de critérios étnicos ou culturais. Os índios estão, em geral, melhor posicionados do que a maioria dos afro-latinos para reivindicar uma identidade de grupo étnico, distinta da cultural nacional, e por isso foram mais bem-sucedidos na conquista dos direitos coletivos. A autora sugere ainda que uma das conseqüências potencialmente negativas da vinculação dos direitos coletivos à diferença cultural é que isso pode levar os grupos indígenas e afro-latinos a privilegiar, como fundamento para a mobilização política, temas relacionados ao reconhecimento cultural, em detrimento dos temas centrados na discriminação racial.

respondido por: freitas193600
1

Explicação: os  indígenas foram classificados como populações “incapazes” de exercerem seus direitos e de atuarem efetivamente como cidadãos. Desse modo, esses povos deveriam então ficar submetidos à guarda do Estado até que, após um longo processo de reeducação, eles pudessem ser integrados à “civilização” brasileira.

Portanto, ao longo do período em que a Constituição de 1891 ficou em vigor, as relações entre os povos indígenas e o Estado brasileiro foram garantidas sob a esfera da tutela. Isso significa que os indígenas não tinham direito à  atuação e representação nas votações e decisões, nem mesmo em questões envolvendo suas próprias terras.

Além disso, no início da República, os povos indígenas não eram aceitos em suas diferenças. Eles eram vistos de modo similar, e sua pluralidade cultural não era valorizada.


584868: obrigado cara voce ajudou muito
Perguntas similares